PF apreende passaporte diplomático de Marcos do Val
O documento foi apreendido no desembarque do senador no aeroporto de Brasília, após viagem para os EUA
A Polícia Federal apreendeu o passaporte diplomático do senador Marcos do Val, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, devido ao descumprimento de medidas cautelares após viagem aos Estados Unidos.
O senador Marcos do Val (Podemos-ES), que está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, teve o passaporte diplomático apreendido pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira, 4.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O documento foi apreendido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no desembarque do senador no aeroporto de Brasília, após viagem para a Flórida, nos Estados Unidos.
O ministro justificou a decisão afirmando que o senador descumpriu medidas cautelares impostas anteriormente, como a entrega de todos os seus passaportes para que não pudesse deixar o País.
O passaporte diplomático é uma das cinco modalidades de passaporte que o governo brasileiro concede aos seus cidadãos. Os outros são: comum, oficial, para estrangeiro e de emergência.
Do Val teve seus passaportes apreendidos em uma operação anterior da PF para não poder deixar o Brasil, mas conseguiu viajar com um documento diplomático que não foi apreendido pela PF. O senador saiu do Brasil por Manaus (AM), apesar de haver uma ordem de apreensão do documento.
O senador é investigado pelo STF pela suposta campanha de ataques nas redes sociais contra delegados da Polícia Federal que foram responsáveis por investigações envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele também é suspeito de arquitetar um plano para anular as eleições de 2022.
