PUBLICIDADE

Política

Pelo Twitter, Dilma rebate Marina: 'Serei sempre uma aluna do mundo'

15 out 2013 - 13h56
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff usou o Twitter nesta terça-feira para responder às críticas da ex-senadora Marina Silva, que classificou o governo da petista de retrocesso. Marina, que anunciou há pouco mais de uma semana uma aliança política surpreendente com o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tinha respondido a um conselho dado por Dilma na segunda-feira aos seus eventuais adversários, quando a presidente disse que eles precisavam "estudar muito" para chegar ao Planalto.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/">Mapa eleitoral 2014</a>

"Difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar", disse Marina a jornalistas em Recife (PE), antes de jantar com Campos.

Em resposta, Dilma disse via Twitter: "Não acredito naqueles soberbos que julgam que nascem sabendo ou que já aprenderam tudo. Serei sempre uma aluna do mundo", dizia a mensagem, publicada após cerimônia de entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista (BA).

"Acredito que a gente nunca para de aprender, aprendemos sempre, aprendemos com as outras pessoas, aprendemos estudando", dizia outra postagem.

Dilma também voltou a classificar como "velhos do Restelo" os oposicionistas do governo em outra mensagem no Twitter, logo após participar de uma cerimônia de entrega de moradias na Bahia. "A vida me ensinou a enfrentar e superar os Velhos do Restelo, que sempre apostam no quanto pior melhor", disse Dilma via Twitter.

Minutos antes, ela havia publicado uma mensagem homenageando os professores do Colégio Estadual Central, de Belo Horizonte, onde estudou na juventude. E contou que lá ficou conhecendo o personagem da obra Os Lusíadas, do poeta português Luís de Camões. Dilma disse que o Velho do Restelo é o "ícone do mau agouro".

Não é a primeira vez que Dilma classifica os oposicionistas como velhos do Restelo. Ela já fez menção ao personagem em outros discursos.

O personagem aparece na obra Os Lusíadas na praia de onde saiam as embarcações portuguesas na época dos descobrimentos. O Velho do Restelo, na obra de Camões, insistia que a aventura dos navegadores portugueses não daria certo.

Ex-senadora e ministra do Meio Ambiente do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Marina buscava criar um novo partido, a Rede Sustentabilidade, para disputar as eleições do ano que vem, mas a legenda teve o pedido de registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a Rede barrada pela Justiça Eleitoral, a ex-senadora fez uma aliança com Campos e se filiou ao PSB no último do prazo legal para que políticos que querem disputar a eleição de 2014 estejam filiadas a um partido.

Antes de se filiar ao PSB, Marina ocupava a segunda posição nas pesquisas eleitorais, enquanto Campos era o quarto. Após a filiação de Marina ao PSB, ela segue na segunda colocação nos cenários em que o governador pernambucano não é candidato, enquanto Campos é o terceiro no quadro em que a ex-senadora não concorre à Presidência.

Campos aparece como favorito para ser o candidato do PSB à Presidência e Marina já chegou a afirmar que a candidatura do governador está posta. Ambos, no entanto, tem dito que a definição sobre a candidatura só será feita em 2014.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade