O que é a 'Festa da Selma', citada mais de uma vez por Moraes durante julgamento da trama golpista
De acordo com a Polícia Federal, termo era uma espécie de código usado por criminosos para se referir aos atos golpistas de 8 de janeiro
O termo 'Festa da Selma', citado por Alexandre de Moraes no julgamento da tentativa de golpe de 8 de janeiro, era um código usado por criminosos para organizar e planejar os atos golpistas em Brasília, segundo a Polícia Federal.
O ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal 2.668, que apura tentativa de golpe de Estado, chamou a atenção pelo uso reiterado do termo Festa da Selma durante o 3º dia do julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 9.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O termo veio à tona durante as investigações da Polícia Federal sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na invasão e na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF). De acordo com a PF, Festa da Selma era uma espécie de código usado pelos criminosos para se referir às ações na capital federal.
Em uma das etapas da Operação Lesa Pátria, deflagrada em 17 de agosto de 2023, a PF mirou os suspeitos de terem formado o movimento violento batizado de Festa da Selma, descrito em mensagens com orientações e convocação para a tomada de prédios públicos e das ruas.
As mensagens com o termo teriam circulado a partir de 5 de janeiro, três dias antes da invasão às sedes dos Três Poderes. Segundo a investigação, o 'codinome' do movimento era uma forma de burlar monitoramento de autoridades nas redes sociais.
“O termo Festa da Selma foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos. Recomendavam, ainda, não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído”, informou a PF à época da operação.
