Moraes cita Machado de Assis em voto para manter cautelares contra Bolsonaro: 'Soberania nacional'
Trecho faz parte da obra 'Crônicas Obras completas de Machado de Assis' e destaca 'beleza' da soberania nacional
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou a sessão extraordinária no plenário virtual, convocada pelo presidente do colegiado, Cristiano Zanin, e a maioria já confirmou as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em seu voto, no sentido de referendar a decisão que ele próprio proferiu nesta quinta-feira, 17, Moraes citou o escritor brasileiro Machado de Assis para enfatizar a importância da soberania nacional, um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
"O imortal Machado de Assis proclamava que: 'A soberania nacional é a coisa mais bela do mundo, com a condição de ser soberania e de ser nacional'", escreveu Moraes em seu voto. O trecho faz parte da obra "Crônicas Obras completas de Machado de Assis", edição de 1957.
A votação teve início às 12 horas desta sexta-feira, 18, e vai até as 23h59 de segunda-feira, 21.
O tema da soberania nacional ganhou os discursos políticos e as discussões nas redes sociais desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados ao país americano, citando Bolsonaro e as decisões do Supremo contra empresas americanas de tecnologia.
Em carta enviada ao ex-presidente na noite desta quinta-feira, 17, Trump afirmou que tarifas são "manifestação de desaprovação" à ação penal do golpe, além de exigir que julgamento "deve terminar imediatamente".
Em pronunciamento de rádio e TV na mesma noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil é soberano e mandou recado a Bolsonaro. Sem citar o nome do político brasileiro, Lula lamentou que haja no País "traidores da pátria".