PUBLICIDADE

Política

Mendonça pede vista e suspende julgamentos de Moraes contra Bolsonaro

Ministro indicado pelo presidente ao STF travou análise de casos sensíveis, como de fake news e atos de 7/9

12 ago 2022 - 09h24
(atualizado às 09h29)
Compartilhar
Exibir comentários
André Mendonça
André Mendonça
Foto: Reuters

O ministro André Mendonça, indicado de Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e, dessa forma, suspendeu 20 recursos que seriam julgados pela Suprema Corte a partir desta sexta-feira, 12.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os recursos estão relacionados a temas sensíveis para Bolsonaro, como decisões do ministro Alexandre de Moraes em investigações que envolvem o presidente.

Entre o material a ser analisado estão inquéritos como o de fake news e dos atos não-democráticos que o presidente incentivou e participou no dia 7 de setembro do ano passado.

Em plenário virtual, os ministros iriam julgar os recursos, mas o pedido de vista - ou seja, um pedido de tempo para que o material seja avaliado de forma mais detalhada - interrompeu os julgamentos, que iniciariam nesta sexta-feira para todos os integrantes da Corte.

De acordo com o jornal, Mendonça pediu vista em 10 recursos no inquérito de fake news, oito recursos no inquérito dos atos de 7/9 e um recurso sobre ataques ao sistema eleitoral e outro que investiga uma fala de Bolsonaro relacionando a vacina contra covid-19 ao vírus HIV.

Apenas um recurso ficou de fora do pedido de vista de Mendonça, que envolve o pedido para ingresso de parte interessada no inquérito da fala de Bolsonaro sobre vacina e Aids.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade