PUBLICIDADE

Política

Maia evita falar de impeachment: "Prioridade é a pandemia"

"No momento adequado, claro, nós vamos enfrentar também esse tema" disse o presidente da Câmara

17 ago 2020 - 14h52
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira que analisará os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro no momento adequado e argumentou que a prioridade atual é o combate aos efeitos da crise do coronavírus.

Maia e Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto Palace
17/6/2020 REUTERS/Adriano Machado
Maia e Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto Palace 17/6/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Em entrevista à TV Tropical do Rio Grande do Norte, o presidente da Câmara disse que os pedidos serão analisados com cuidado para evitar uma nova crise institucional.

"No momento adequado, claro, nós vamos enfrentar também esse tema, decidindo sobre o assunto, lendo com cuidado, lendo o mérito e decidindo de forma correta para que a gente não crie mais uma crise institucional no Brasil", afirmou.

"Acho que a nossa prioridade tem que ser esse enfrentamento, o enfrentamento à pandemia."

O presidente da Câmara tem a prerrogativa de acatar ou rejeitar pedidos de abertura de processo de impeachment contra o presidente da República.

Mas a aceitação de eventual pedido é apenas o primeiro passo de um longo trajeto, pelo qual passou, mais recentemente, a então presidente Dilma Rousseff.

Caso seja aceito, o requerimento precisa ser avaliado por uma comissão de deputados, responsável pela emissão de um parecer sobre a abertura efetiva ou não do processo de impedimento. E esse parecer ainda é submetido ao plenário da Câmara, onde Bolsonaro conseguiu angariar mais votos após a adesão de partidos do centrão ao seu governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade