Lula tem reprovação de 38% e aprovação de 33%, mostra Datafolha
De acordo com o instituto, trata-se do maior índice de aprovação do governo petista este ano
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovado por 38% dos brasileiros e aprovado por 33%, mostra nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 11. Outros 28% consideram a gestão federal regular.
- Ruim/péssimo: 38% (era 40% na rodada anterior, de 30 de julho)
- Ótimo/bom: 33% (era 29%)
- Regular: 28% (era 29%)
- Não sabem: 2% (era 1%)
Trata-se, numericamente, do maior índice de aprovação do governo petista este ano. Em fevereiro, Lula registrou a pior marca de todos os seus mandatos, na esteira da "crise do Pix" e da alta no preço dos alimentos. Naquele momento, 41% avaliavam sua gestão como ruim ou péssima e apenas 24% como ótima ou boa.
A alta na avaliação positiva do governo petista coincide com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado, e com a persistência do tarifaço imposto por Donald Trump.
Na última pesquisa Datafolha, realizada em 30 de julho, 29% avaliavam o governo positivamente, 40% negativamente e 29% o consideravam regular.
Segundo o Datafolha, governo tem melhor avaliação entre moradores da região Nordeste (45% consideram a gestão ótima ou boa), pessoas com menor escolaridade (40%), eleitores de 45 a 59 anos (40%) e a população de menor renda (39%).
Já a desaprovação é mais alta no Sul (52%), entre evangélicos (52%), nas faixas de renda acima de dois salários mínimos (47% a 51%) e entre quem tem curso superior (46%).
O Datafolha também perguntou como os eleitores avaliam o desempenho de Lula na Presidência. Segundo o instituto, 48% aprovam (ante 46% em julho) e 48% desaprovam (eram 50% na pesquisa anterior). As variações ficaram dentro da margem de erro.
O instituto entrevistou 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades brasileiras entre segunda e terça-feira desta semana. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.