Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula deve convocar reunião ministerial para alinhar discurso sobre tarifaço e regulação de big techs

Presidente quer ministros defendendo ações para enfrentar taxação imposta pelos EUA e também a proposta do governo para regular plataformas digitais

19 ago 2025 - 15h26
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Lula planeja reunião ministerial para unificar discursos sobre medidas contra tarifa dos EUA e proposta de regulação de redes sociais, que inclui projetos de lei e normas baseadas em decisão do STF.
O presidente Lula deve convocar reunião ministerial na próxima semana
O presidente Lula deve convocar reunião ministerial na próxima semana
Foto: Wilton Junior / Estadão / Estadão

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia realizar uma reunião ministerial na próxima terça-feira, 26. Segundo auxiliares do petista no Palácio do Planalto, a pauta do encontro será o alinhamento do discurso governista sobre as reações ao tarifaço imposto pelo governo Donald Trump e a regulação das redes sociais.

Lula já começou a convocar os ministros nesta terça-feira, 19, quando se reuniu com cinco integrantes da Esplanada no Palácio da Alvorada. Estiveram com o chefe do Executivo os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação), Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Jader Filho (Cidades), Rui Costa (Casa Civil), Sidônio Palmeira (Comunicação Social).

Se realizada, essa será a segunda reunião ministerial do ano. A primeira foi feita no dia 20 de janeiro e buscou planejar as ações do governo para 2025.

Agora, Lula quer que os ministros adotem um mesmo tom para defender a medida provisória que protege empresas dos efeitos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, nomeada pelo governo de MP do Brasil Soberano e anunciada na semana passada.

O chefe do Executivo também deseja que os auxiliares demostrem apoio à proposta de regulação das redes sociais que deve ser enviado ao Congresso Nacional até a próxima semana. Conforme apurou o Estadão/Broadcast, o texto está na fase final de elaboração no Planalto.

O plano do governo Lula para regular as plataformas digitais, composto por dois projetos de lei que devem ser enviados ao Congresso nos próximos dias, incorpora o que decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a responsabilidade civil das empresas, prevê controle parental em redes sociais e evita tratar de desinformação.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade