PUBLICIDADE

Política

PF investigará ameaças a jornalista e diretor do Datafolha

Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann solicitou a apuração do caso pela Polícia Federal

25 out 2018 - 19h44
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, enviou nesta quinta-feira, 25, um memorando ao diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, em que solicita a abertura de investigação para apurar a autoria de ameaças sofridas por uma jornalista da Folha de S.Paulo e contra o diretor do Datafolha.

Na última terça-feira, 23, a Folha havia representado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a apuração das ameaças sofridas pela repórter Patrícia Campos Mello após a publicação de reportagem sobre o suposto disparo em massa de ataques contra o PT por meio de WhatsApp.

Raul Jungmann pediu à PF que investigue ameaças
Raul Jungmann pediu à PF que investigue ameaças
Foto: Adriano Machado / Reuters

O jornal levantou a possibilidade de a ação ter sido orquestrada para constranger a atuação da empresa. O pedido também cita supostas ameaças a Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

No memorando enviado a Galloro, Jungmann determina que "sejam adotadas as providências necessárias à apuração dos fatos e à identificação de autoria, circunstâncias e motivações com eles envolvidas".

Para o ministro, se confirmada as informações sobre as ameaças "pode-se estar diante da configuração de ilícitos penais, e de direta ofensa a inviolabilidade de correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa".

Veja também:

O processo contra exploração de petróleo que está dividindo a Noruega:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade