PUBLICIDADE

Política

Hacker diz que mandado de prisão falso contra Moraes foi escrito por Carla Zambelli

Delgatti relatou que fez alterações no texto falso, que tinha "português meio ruim", e que a ideia partiu dele em razão de remédios que toma

2 ago 2023 - 14h05
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Carla Zambelli
Carla Zambelli
Foto: NILSON BASTIAN/AGENCIA CAMARA / Estadão

O hacker Walter Delgatti Neto, detido pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira, 2, afirmou em depoimento à corporação que a deputada Carla Zambelli escreveu o texto do falso mandado de prisão contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e que o texto estava "meio ruim", tendo a ideia partido dele próprio em razão de um medicamento que toma. As informações constam na decisão judicial, obtida pelo Terra.

Delgatti disse que se aproximou da deputada em 2022; na ocasião, a parlamentar pediu que ele invadisse uma urna eletrônica ou "qualquer sistema da Justiça Brasileira, para demonstrar a fragilidade do sistema judicial". Tendo falhado, Zambelli passou a pedir que ele tentasse obter "conversas comprometedoras" de Alexandre Moraes através de uma invasão no celular do ministro. Como também não conseguiu, começaram a bolar outro plano.

Delgatti revelou que recebeu R$ 13,5 mil de Zambelli, através de contas de assessores, para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde inseriu o falso mandado de prisão contra o ministro.

Ao demonstrar que conseguiu acesso ao sistema do CNJ, sendo possível emitir um mandado de prisão em desfavor de Moraes, Zambelli se mostrou "empolgada", fez o texto e enviou para o hacker subir no sistema após a invasão.

Sobre o conteúdo textual, Delgatti relatou que precisou fazer alterações no documento falso devido ao "português meio ruim", e que a ideia partiu de sua cabeça em razão de um medicamento que consome. Em depoimento, ele também afirmou que a minuta foi enviada para a deputada, que vazou as informações falsas para a imprensa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade