Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Grávidas na mira dos EUA: visto pode ser negado por “turismo de parto”

Embaixada dos EUA no Brasil reforça que grávidas que viajam com o objetivo de garantir cidadania americana aos filhos podem ser barradas

14 ago 2025 - 17h07
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um vídeo alertando mulheres grávidas que pretendem viajar ao país apenas para dar à luz e garantir a cidadania americana aos filhos. Segundo o aviso, vistos serão negados caso essa intenção seja identificada.
Vídeo alertar brasileiras que cogitam maternidade nos EUA
Vídeo alertar brasileiras que cogitam maternidade nos EUA
Foto: Rede social X

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, em sua conta oficial na rede X (antigo Twitter), um vídeo com um recado direto às mulheres grávidas que pretendem viajar ao país com o objetivo de dar à luz e, assim, garantir a cidadania norte-americana para seus filhos.

 A prática, conhecida como “turismo de parto” ou “turismo de nascimento”, já foi adotada por diversas brasileiras, incluindo celebridades, que buscaram nos Estados Unidos uma forma de oferecer aos filhos as vantagens da nacionalidade americana. No entanto, o governo dos EUA tem intensificado as ações contra esse tipo de estratégia.

"Viajar para os EUA com o principal objetivo de dar à luz para que seu filho obtenha cidadania americana não é permitido. Oficiais consulares vão negar o seu pedido de visto caso haja indícios de que essa é a sua intenção", afirma a publicação.

A mensagem da embaixada está em sintonia com as medidas adotadas durante a gestão de Donald Trump, que buscou restringir a concessão automática de cidadania a filhos de estrangeiros nascidos em solo americano. Em junho deste ano, a Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu uma decisão que abriu caminho para transformar em lei a proposta de Trump que visa restringir esse direito.

Atualmente, a cidadania por nascimento é garantida pela 14ª Emenda da Constituição dos EUA, implementada após a Guerra Civil, que assegura o direito a qualquer pessoa nascida no território americano — inclusive filhos de pais em situação migratória irregular ou com visto temporário.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade