PUBLICIDADE

Política

Governadora do PR pede retirada da candidatura de Richa

Cida Borghetti (PP), candidata à reeleição, encabeça coligação integrada pelo tucano no Estado nas eleições 2018

17 set 2018 - 13h59
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários

CURITIBA - A governadora do Paraná, Cida Borghetti, candidata à reeleição pelo PP, solicitou nesta segunda-feira, 17, à coligação que encabeça a retirada da candidatura do ex-governador Beto Richa (PSDB) ao Senado. O pedido foi confirmado por meio de nota enviada pela assessoria de Cida.

"Estou solicitando aos partidos da coligação a retirada da indicação de Beto Richa ao Senado, para que ele possa se dedicar à sua defesa", disse a governadora durante evento de campanha em Toledo, interior do Estado.

Cida Borghetti é governadora do Paraná e tenta a reeleição
Cida Borghetti é governadora do Paraná e tenta a reeleição
Foto: Cida Borghetti/ Divulgação / Estadão Conteúdo

Para Cida, a Operação Radiopatrulha do Ministério Público do Paraná, que investiga suspeitas de desvios em um programa de manutenção de estradas rurais, e a divulgação das gravações de diálogos de Richa tornaram a candidatura do tucano insustentável. "Não aceito, não admito e não compactuo com nenhum ato de desvio de conduta", declarou Cida.

Richa e integrantes da cúpula do governo anterior chegaram a ser presos na última terça-feira, mas foram soltos na madrugada de sábado, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Ao deixar a prisão, o ex-governador afirmou que retomaria a campanha ao Senado.

Apesar de pedir a retirada da candidatura, de acordo com a legislação, somente Richa pode desistir de sua postulação. Por meio de sua assessoria, o tucano declarou que "a candidatura é irreversível".

A governadora faz parte do mesmo grupo político de Richa e foi sua vice na gestão anterior, até o tucano deixar o cargo de governador para disputar o Senado, em abril. Apesar disso, ela tem ressaltado que boa parte dos secretários de Richa na época dos casos investigados - no primeiro mandato do tucano - agora apoia o candidato ao governo Ratinho Junior (PSD), principal adversário dela na disputa.

Cida afirma que Richa vinha realizando campanha solo, sem apoiar a candidatura de Cida ao governo. "Não há portanto, razão para que a coligação continue a atender o PSDB, já que sua maioria não apoia Cida, a candidata da coligação", diz a nota divulgada pela campanha.

Veja também

A confeiteira que sofre de anorexia e não consegue provar seus próprios bolos:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade