Flavio Dino confirma Andrei Passos no comando da Polícia Federal
Delegado escolhido tem proximidade com Lula e já cuidava da segurança do petista na campanha
BRASÍLIA - O novo ministro da Justiça, Flavio Dino, anunciou nesta sexta-feira, 9, o delegado André Passos Rodrigues será o novo diretor-geral da Polícia Federal. A informação foi dada durante a divulgação dos primeiros ministros pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
O delegado escolhido foi chefe da segurança de Lula na campanha, faz parte da equipe de transição e também atuou na segurança da ex-presidente Dilma Roussef.
Flavio Dino mencionou a atuação de Andrei Passos já durante a segurança de Lula nestas eleições, além de sua atuação como delegado da PF. "Nós levamos em conta, sobretudo, a necessidade de restauração da plena autoridade e da legalidade nas polícias, também a experiência profissional comprovada, inclusive, na Amazônia brasileira, uma vez o delegado Andrei exerceu as suas funções na Amazônia, que é uma área estratégica", comentou Dino. "O delegado Andrei participou do diálogo com os Estados e municípios, foi secretário extraordinário de grandes eventos, participou da preparação da Copa e da Olimpíada."
Dino também procurou destacar que o governo federal terá diálogo com toda a categoria. "Eu quero consignar aos policiais, suas famílias e a todos os profissionais de segurança pública que o presidente Lula determinou que, na transição e também no exercício de governo, nós estejamos muito próximos. Não há nenhuma razão para não haver amplo diálogo com todos os profissionais da segurança pública e isso vai ocorrer, por determinação do presidente Lula."
Dino disse que caberá ao presidente eleito definir como ficará sua segurança pessoal. Há preocupações com a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), atualmente sob o comando do general Augusto Heleno, e que tem entre suas funções dar segurança ao presidente da República. Indagado sobre o tema, Dino assegurou que o futuro governo pretende recuperar a instituição. "O GSI não é do general Heleno. Ele sairá no dia 31 de dezembro. Temos certeza que o GSI será recuperado e que a politização indevida irá cessar", disse o futuro ministro.