Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Flávio Bolsonaro propõe IA para ajudar vítimas de violência doméstica de olho no eleitorado feminino

Peça publicitária diz que inteligência artificial vai 'acompanhar cada etapa da jornada de vida' e mostra mulher fugindo de agressor e se escondendo para pedir ajuda ao robô

16 jul 2026 - 22h36
(atualizado em 17/7/2026 às 08h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, propõe lançar uma assistente virtual para auxiliar mulheres, inclusive, durante situações de violência doméstica. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 16, durante live de lançamento do "Brasil Por Elas" - pacote de propostas voltadas a mulheres para tentar atrair o eleitorado feminino.

Em peça publicitária gerada por Inteligência Artificial, a pré-campanha anuncia a ferramenta "MarIA". De acordo com o vídeo, "as mulheres do Brasil vão ganhar uma amiga virtual, que irá acompanhar cada etapa da jornada de vida delas. Tanto nos momentos bons, como de dificuldade".

Em seguida, o vídeo mostra uma mulher negra correndo e se trancando no banheiro. Ofegante, ela pega o celular enquanto alguém tenta arrombar a porta: "Socorro! Socorro! MarIA, me ajuda! Meu marido quer me bater! Socorro!".

View this post on Instagram

O vídeo ilustra outras situações de uso da ferramenta: uma mulher pede ajuda para abrir uma MEI, outra recebe confirmação de exame de mamografia agendado, e uma terceira pede indicação de creche para o filho.

"Aguarde. Logo logo, todas as mulheres deste país vão ter uma nova amiga para tirar dúvidas, marcar exames, pedir proteção, abrir empresa, conseguir crédito para empreender e muito mais. Vem aí MarIA", finaliza a peça.

Durante a live de lançamento do "Brasil por Elas", Flávio explicou a origem do nome da assistente. "A gente chamou de MarIA porque é Maria e IA de inteligência artificial", disse o senador. Daniella Marques (Republicanos), ex-presidente da Caixa que apresentou o pacote ao lado de Flávio, completou dizendo: "Maria é a mãe de todos".

Segundo o pré-candidato, a ferramenta terá comunicação por voz, pensada para atender mulheres analfabetas. Ele disse ainda que a MarIA estará disponível para mais de 70 milhões de mulheres com acesso à internet garantido.

Ainda durante a live, Flávio voltou a defender que uma mulher ocupe a vaga de vice em sua chapa e citou os nomes de Daniella, Simone Marquetto (PP-SP) e da deputada federal Clarissa Tércio (PP-SP).

Como mostrou o Estadão, o "Brasil por Elas" prevê outras medidas voltadas às mulheres, como vouchers para creches privadas, microcrédito para empreendedorismo e a castração química de estupradores. O pacote também inclui uma caravana com Daniella, Fernanda Bolsonaro e Simone Marquetto, para apresentar as propostas pelo país.

O anúncio do pacote ocorre na esteira da crise com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra