'Falar até tudo prescrever', uso de 'peruca': veja memes sobre voto de Fux na trama golpista
Memes tomaram redes sociais durante e após a extensa leitura do ministro do STF
Luiz Fux votou pela absolvição de Jair Bolsonaro no STF, gerando memes e críticas nas redes sociais devido ao longo tempo de leitura de seu voto e comentários sobre seu visual.
O ministro Luiz Fux, integrante da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), finalizou a leitura de seu voto, na quarta-feira, 10, depois de 14 horas. Divergindo de seus colegas anteriores, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, o magistrado recebeu elogios da direita, mas foi alvo de críticas de setores da esquerda e muitos memes nas redes sociais, principalmente pelo tempo em que permaneceu falando.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Fux votou pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com isso, o placar está em 2 a 1 pela condenação de Bolsonaro. O julgamento será retomado na tarde desta quinta-feira, 11.
Nas redes sociais, o principal comentário foi sobre a demora para o magistrado concluir a leitura do voto, iniciada pouco depois das 9h e finalizada, após alguns intervalos, quase às 23h.
a tatica do fux é ficar falando até tudo prescrever
— itsaflecha (@itsaflecha) September 10, 2025
O ano é 3225 e Fux ainda não terminou seu voto. pic.twitter.com/3fU99i57ti
— Jojô Pancada (@jojopancada) September 10, 2025
Este internauta fez uma montagem em que o ministro aparece já de pijama.
FUX continua seu voto. pic.twitter.com/zSMflRRTDJ
— Victor Garcia (@toninhodocall) September 10, 2025
Já este outro colocou Fux atrás do protagonista do filme Parasita (2019), em uma cena no longa-metragem que explicita o abismo de classes sociais. Na cena original, o rosto do personagem, que é motorista particular de uma mulher rica, não consegue esconder o incômodo com as falas da passageira no banco de trás.
O Uber do Fux pic.twitter.com/2KNavxsECw
— Rodrigo Sirianni (@Lancellot85) September 11, 2025
Nesta publicação, o internauta lembra que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), representante da esquerda, indicou Fux ao STF, enquanto Michel Temer (MDB), indicou Moraes.
A Dilma indicou O Luiz Fux e o Temer indicou o Alexandre de Moraes pic.twitter.com/PX2HAFNWJJ
— História No Paint (@HistoriaNoPaint) September 10, 2025
O humorista Antônio Tabet sugeriu que Fux estaria aliado aos interesses norte-americanos ao votar pela absolvição de Bolsonaro e dos outros réus.
Não sejam hipócritas! Se vocês também tivessem viagem marcada pra Disney, votariam que nem o Fux pra não perder o visto! #Magnitsky #CVC pic.twitter.com/HEi2HRlscu
— Antonio Tabet (@antoniotabet) September 10, 2025
Por fim, comentários sobre o visual do ministro também ganharam as redes, com pessoas surpresas com a quantidade de fios de cabelo de Fux atualmente, em comparação com fotos antigas.
Se eu fosse o xandão arrancava a peruca do fux e colocava nele pic.twitter.com/eJJluiruLG
— Pão (@jornalista_zini) September 10, 2025
Luiz Fux sem peruca (1994) pic.twitter.com/fV5dFG1jkP
— Moments of Brazilian Politics (@MomentsofBrazi1) September 10, 2025