Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Evangélico e contra o aborto, Messias defende laicidade do Estado e promete atuação sem ativismo no STF

Indicado pelo presidente Lula, Jorge Messias passa por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado

29 abr 2026 - 11h20
(atualizado às 14h36)
Compartilhar
5 comentários
Indicado ao STF, Jorge Messias afirma ser ‘totalmente e absolutamente contra o aborto’: 'É crime':

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira, 29, durante sabatina no Senado, que, apesar de sua identidade evangélica e posição contrária ao aborto, pretende respeitar a laicidade do Estado e atuar sem ativismo em temas sensíveis na Corte. 

"Minha identidade é evangélica, todavia eu tenho plena clareza de que o Estado constitucional é laico, uma laicidade clara, mas colaborativa, que fomenta o diálogo construtivo entre o estado e todas as religiões em prol da fraternidade", disse o indicado de Lula ao STF.

Na CCJ, Jorge Messias cita fé evangélica, mas afirma: ‘Tenho clareza de que o Estado é laico’:

Jorge Messias se declarou "totalmente contra o aborto" ao responder uma pergunta do senador Weverton Rocha (PDT-MA) sobre a decisão da Advocacia Geral da União contra a uma resolução do Conselho Federal de Medicina sobre a interrupção de gravidez.

"Sou totalmente contra o aborto, absolutamente, mas da minha parte não haverá qualquer tipo de ação de ativismo em relação ao tema aborto na minha jurisdição constitucional, eu quero deixar vossas excelências tranquilos quanto a isso", completou.

Lula formalizou ao Senado, neste mês, a indicação de Jorge Messias para uma vaga no STF
Lula formalizou ao Senado, neste mês, a indicação de Jorge Messias para uma vaga no STF
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Messias passa por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Caso aprovado, a indicação seguirá para votação no plenário da Casa, onde precisará obter o voto favorável de ao menos 41 dos 81 senadores. 

O governo diz ter contabilizado o apoio de 45 senadores. A votação será secreta tanto na CCJ quanto no plenário.

Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula ao STF, durante sabatina no Senado
Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula ao STF, durante sabatina no Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Messias foi indicado por Lula para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou em outubro do ano passado.

Lula já havia anunciado a indicação de Messias ao Senado em novembro do ano passado, mas a formalização do nome foi enviada ao Congresso apenas no início deste mês.

O nome de Messias enfrenta resistência da oposição. Às vésperas da sabatina, o governo empenhou cerca de R$ 12 bilhões em emendas parlamentares.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra