PUBLICIDADE

Política

Embaixador e ex-chanceler Ramiro Saraiva Guerreiro morre no RJ

19 jan 2011 - 22h24
(atualizado às 22h31)
Compartilhar

O embaixador Ramiro Saraiva Guerreiro morreu nesta quarta-feira no Rio de Janeiro aos 92 anos. Ministro das Relações Exteriores do governo ditatorial de Ernesto Geisel (1974-1978), ele também ocupou as funções de Secretário-Geral do Itamaraty e negociador da dívida externa brasileira. A causa da morte do embaixador não foi divulgada.

Na tarde de hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) divulgou uma nota oficial lamentando a morte do ex-chanceler. Na nota, Dilma disse que "Guerreiro foi um exemplar defensor da diplomacia multilateral, das relações com os países do sul e dos fundamentos da política externa independente do Brasil".

O ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, transmitiu hoje também à embaixatriz Maria da Glória Vallim Guerreiro e aos familiares do embaixador a seguinte mensagem: "Foi com profundo pesar que o Itamaraty - e eu pessoalmente - recebemos a notícia do falecimento do embaixador Ramiro Saraiva Guerreiro, que chefiou o Ministério das Relações Exteriores em momento de intensa transformação do Brasil e de importantes desafios para nossa política externa".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade