PUBLICIDADE

Política

Em novo protesto contra Feliciano, marcha de 20 mil tem 4 detidos

Cerca de 20 mil membros de sindicatos, grupos estudantis e grupos coletivos de homossexuais marcharam até a sede do Congresso

24 abr 2013 - 16h04
(atualizado em 25/4/2013 às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Manifestação reuniu cerca de 20 mil pessoas em Brasília na tarde desta quarta-feira, em frente à Esplanada dos Ministérios</p>
Manifestação reuniu cerca de 20 mil pessoas em Brasília na tarde desta quarta-feira, em frente à Esplanada dos Ministérios
Foto: Stuart Figueredo / vc repórter

Diversos movimentos sociais se uniram nesta quarta-feira em um protesto contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e é acusado de homofobia e racismo. Segundo cálculos da polícia, na manifestação participaram cerca de 20 mil membros de sindicatos, grupos estudantis e grupos coletivos de homossexuais que marcharam até a sede do Congresso em Brasília por diversas causas, mas se fundiram em uma só voz que exigiu a renúncia de Feliciano.

O deputado foi eleito no dia 7 de março como presidente da Comissão de Direitos Humanos do Congresso e desde então é alvo de fortes protestos por suas polêmicas opiniões sobre homossexualidade, a etnia negra e outros assuntos. Durante a marcha de hoje, quatro pessoas burlaram a segurança e chegaram até o 15º andar do Congresso, onde abriram uma bandeira com as cores do arco íris, que identifica o movimento LGBT, em meio à agitação dos manifestantes.

Por causa disso, funcionários que trabalham na comissão reclamaram à Polícia Legislativa, que deteve quatro manifestantes. Eles foram liberados em seguida, mas serão investigados. Na sessão de hoje da comissão, aberta apenas a evangélicos, um grupo de apoiadores do pastor levou cartazes com mensagens favoráveis a ele.

Feliciano gerou a rejeição de grupos de direitos humanos por suas posições contra a homossexualidade, que segundo ele, "incita o ódio e o crime". Também assegura, apoiado em suas crenças religiosas, que a etnia negra foi "amaldiçoada" por Noé e que assim "diz a Bíblia".

Há três semanas, lançou mais lenha na fogueira ao afirmar que quando os Beatles se disseram "mais famosos que Jesus Cristo" e afirmaram que o grupo era "uma nova religião", desafiaram Deus. "Isso nunca fica impune", declarou o pastor em um culto de sua igreja, e sustentou que por isso John Lennon foi assassinado com "um tiro em nome do Pai, outro em nome do Filho e outro em nome do Espírito Santo". 

Programa de Raul Gil é 'engodo de Satanás', diz Feliciano:

Aos protestos se somou até o governo da presidente Dilma Rousseff, que há duas semanas se manifestou contra a permanência de Feliciano nesse cargo através de dois de seus despachos. A titular da secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, pediu ao Congresso que "encontre uma solução" que leve à renúncia de Feliciano, enquanto o Ministério de Igualdade Racial considerou "inaceitável" que o pastor ocupe a presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Apesar das pressões, Feliciano disse várias vezes que não renunciará ao cargo, já que foi eleito em forma "legítima". No entanto, vários partidos pediram ao Congresso que inicie um processo visando à destituição do pastor, que além de ser acusado de racista e homofóbico enfrenta suspeitas de envolvimento em irregularidades administrativas.

Outras reivindicações

Além do protesto a Feliciano, a marcha reuniu servidores públicos federais e outros grupos que exigiam a não implementação do Acordo Coletivo Especial, a anulação da reforma da Previdência Social de 2003 e o fim do fator previdenciário, assim como a reforma agrária

“Basta de ataques aos trabalhadores! Chega de entregar dinheiro aos grandes empresários! Mais verbas para a saúde, educação e reforma agrária!” diziam algumas das faixas e cartazes.

Segundo a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), o não cumprimento das reivindicações dos professores estaduais em greve também foram alvo do protesto. Os educadores pedem a imediata aplicação da lei do piso nacional da categoria, 40 horas semanais de carga horária dos professores, dois terços das atividades em sala de aula e um terço sem o aluno, para preparação de aulas e estudo do conteúdo.

Colaborou com esta notícia o internauta Stuart Figueredo, de Brazlândia (DF), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade