Eduardo Paes lidera corrida pelo governo do RJ em 2026 e descola de base bolsonarista, diz pesquisa
Mesmo entre eleitores favoráveis ao governo estadual, prefeito do Rio se destaca em intenção de voto
A mais recente pesquisa Genial/Quaest mostra o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), como principal favorito na disputa pelo governo estadual em 2026. Com 35% das intenções de voto, Paes se destaca mesmo entre eleitores que aprovam o atual governador Cláudio Castro (PL).
Faltando cerca de um ano para o início da campanha eleitoral no estado do Rio de Janeiro, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), aparece como favorito na disputa ao Palácio Guanabara em 2026. Pesquisa recente divulgada pela Genial/Quaest aponta que o atual gestor municipal supera nomes da base aliada do governador Cláudio Castro (PL), inclusive entre eleitores que avaliam positivamente a administração estadual.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo os dados, 57% dos entrevistados acreditam que Castro não deve conseguir eleger um sucessor, o que evidencia os desafios enfrentados por seus dois principais aliados: Rodrigo Bacellar (União Brasil) e Washington Reis (MDB). Ambos buscam consolidar suas candidaturas, mas esbarram na baixa adesão popular e em conflitos internos.
Mesmo com trajetórias políticas opostas, Paes vem conquistando parte do eleitorado alinhado ao governador. Na média geral, o prefeito registra 35% das intenções de voto, número que sobe para 37% entre aqueles que aprovam a gestão de Castro. Já Bacellar, atual presidente da Alerj, conta com apoio de apenas 16% desse mesmo grupo e soma 9% no cenário geral. Reis aparece com apenas 6% entre os eleitores que aprovam o governo estadual, mantendo desempenho semelhante entre os que o desaprovam.
No espectro geral da pesquisa, Bacellar e Reis estão tecnicamente empatados com Monica Benicio (PSOL), que tem 4%, e Italo Marsili (Novo), com 2%. Ambos ainda aguardam definições internas de seus partidos para oficializarem candidaturas, representando os extremos ideológicos da disputa.
A rejeição à continuidade da gestão estadual também pesa. Entre os oito governadores analisados na pesquisa, Cláudio Castro lidera em rejeição à sucessão: 57% dos entrevistados não desejam que ele eleja um sucessor. Outros governadores, como Eduardo Leite (RS) e Raquel Lyra (PE), aparecem logo atrás, ambos com 54%.
Atualmente, a gestão de Castro é aprovada por 43% e reprovada por 41%, um empate técnico. Apesar de ser um avanço em relação aos índices de fevereiro, quando a reprovação era maior, o governador segue com avaliação mais frágil em comparação com seus colegas de outros estados.
Segurança pública e influência nacional
Entre os fatores que mais impactam a imagem do governo estadual está a área da segurança pública: 60% dos entrevistados consideram a atuação de Castro nessa área negativa, enquanto apenas 14% a veem de forma positiva.
O cenário também não é favorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio. A rejeição ao seu governo atinge 62%, praticamente estável em relação aos 64% registrados em fevereiro. Essa percepção influencia o desempenho de Paes em certos segmentos: entre os que desaprovam Lula, sua intenção de voto cai para 24%, ainda assim acima de Bacellar (15%).
Apesar de ter sido apoiado por Lula na eleição de 2024, Paes vem evitando se alinhar publicamente com o PT em 2026, recusando, inclusive, propostas para que o partido indique seu vice na disputa estadual. Apenas 16% dos entrevistados afirmam querer um governador aliado do petista, segundo a pesquisa da Quaest.