PUBLICIDADE

Política

Doria: 'PSDB é oposição e quem discordar que deixe partido'

Governador de São Paulo também defendeu o afastamento de Aécio Neves da legenda

9 fev 2021 - 13h09
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O PSDB decidiu fazer oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro e quem discordar deste posicionamento deve deixar o partido, disse nesta terça-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que também defendeu o afastamento do deputado Aécio Neves (MG) da legenda.

Governador de SP, João Doria
04/02/2021
REUTERS/Amanda Perobelli
Governador de SP, João Doria 04/02/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

Em entrevista coletiva na capital paulista, onde assinou autorização para uma obra da estação de metrô da Vila Prudente, Doria também repetiu que espera que o PSDB esteja junto com o DEM na eleição de 2022, apesar do momento turbulento vivido pela legenda, com a provável saída do ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"A posição do PSDB é a posição de oposição ao governo Jair Bolsonaro. Os que não quiserem fazer oposição ao governo Jair Bolsonaro, ao governo negacionista de Jair Bolsonaro, peçam para sair do PSDB, porque esta é a posição do PSDB", disse o governador, apontado como provável adversário de Bolsonaro na eleição presidencial do ano que vem.

"Isso nós extraímos de uma reunião ontem à noite com várias lideranças do PSDB e com a anuência do presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso... Os que quiserem fazer vassalagem a Bolsonaro, tenham coragem e dignidade de pedir para sair do PSDB e sigam seu caminho onde desejarem."

Doria disse que, na reunião realizada na noite de segunda, defendeu o afastamento de Aécio da legenda.

O deputado mineiro, candidato à Presidência em 2014 e estrela do partido até a divulgação de um áudio em que aparece tratando de dinheiro com o empresário Joesley Batista, tem sido apontado como um dos articuladores de votos tucanos para o deputado Arthur Lira (PP-AL), eleito na semana passada presidente da Câmara, apesar de o PSDB ter apoiado formalmente a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), que contava com o apoio pessoal de Doria e de Maia.

O resultado da eleição para a Câmara também teve impacto no DEM, com Maia acusando o presidente da legenda, ACM Neto, de tê-lo traído, ao que o ex-prefeito de Salvador respondeu negando e afirmando que Maia não estava reconhecendo seus próprios erros.

Doria, que convidou Maia para se filiar ao PSDB, disse ter boa relação com o DEM e que espera que a sigla possa estar com o PSDB no ano que vem, como já havia dito em entrevista à Reuters na semana passada.

"O importante é que nós estejamos juntos dentro de uma frente democrática pelo Brasil", disse Doria sobre o DEM, acrescentando que jantará nesta terça com ACM Neto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade