Deputada aciona Conselho de Ética após ser chamada de 'Barbie da Shopee' em plenário de MG
Parlamentar afirma ter sido alvo de agressão verbal por parte do deputado Leleco Pimentel (PT-MG)
A deputada estadual Amanda Teixeira (PL-MG) anunciou que irá acionar o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG) após ter sido chamada de "Barbie da Shopee" pelo deputado Leleco Pimental (PT-MG) durante uma reunião extraordinária. O caso ocorreu no último dia 23 de outubro, mas o anúncio foi feito pela parlamentar nesta terça-feira, 28, em sessão no plenário.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante seu pronunciamento, Amanda levou uma boneca ao púlpito como forma simbólica de protesto e afirmou ter sido agredida verbalmente e alvo de incitação por parte do colega.
"Nós não podemos aceitar agressões contra mulheres aqui na Assembleia, um ambiente com 15 deputadas, todas trabalham, estudam, têm a sua carreira, são mães e passam por vários desafios", disse.
A discussão teve origem em um debate sobre empresas de saneamento básico no estado. Em meio à fala, Leleco Pimental relembrou uma sessão anterior em que Amanda Teixeira havia se manifestado sobre o presidente da Argentina, Javier Milei.
"O doutor Hely não veio aqui falar besteira como fez uma deputada para puxar saco de Milei no outro dia, que tomou uma vaia que precisa continuar. Eu não vou citar o nome da deputada para ela não ter o direito de vir aqui me citar. Eu não falo, mas vocês podem falar", declarou o deputado.
Logo após, parte da plateia começou a gritar "Barbie da Shopee". Nesse momento, Leleco disse: "Por favor, respeitem a Barbie da Shopee". O Terra busca posicionamento do deputado.
A deputada reagiu à provocação. "O que aconteceu aqui hoje é que eu conversei com o deputado sobre a possibilidade de debate para a gente conversar. O deputado veio a plenário me agredir, falar sobre questão de aparência, o que é totalmente fútil e machista. Hoje, aqui no debate que estamos tendo, vir falar de aparência, Barbie da Shopee? O que é isso para você deputado? Isso é bullying", respondeu.