PUBLICIDADE

Política

De 'ganhou com voto impresso' a 'derrota do Brasil': A reação nas redes à reeleição de Pacheco

Com 49 votos, senador foi reeleito presidente do Senado Federal por mais dois anos

1 fev 2023 - 20h41
(atualizado às 20h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Rodrigo Pacheco foi reeleito à presidência do Senado Federal nesta quarta-feira.
Rodrigo Pacheco foi reeleito à presidência do Senado Federal nesta quarta-feira.
Foto: Wilton Júnior / Estadão / Estadão

O deputado federal Rogério Correia, do PT, aproveitou a reeleição de Rodrigo Pacheco para provocar os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro: 'Pacheco ganhou com voto impresso e Bolsonaro vai querer anular pedindo voto em urna eletrônica?', ironizou o petista.

O senador Renan Calheiros, também aliado do presidente Lula, aproveitou a oportunidade para destacar o momento político vivido pelo país: 'o Senado é o santuário da democracia, da verdade, da vida, da ciência, da paz e equilíbrio. Por isso reelegeu Rodrigo Pacheco por mais dois anos no comando da casa e fez sua parte na desbolsonarização do país', disse.

Com voto declarado em Rogério Marinho, o senador Alessandro Vieira parabenizou o vencedor, desejou sucesso na missão, e, a exemplo de Calheiros, ponderou que derrotas fazem parte da 'lógica da democracia'.

Outras oposicionistas, contudo, não se esforçaram para disfarçar o incômodo com a derrota. O deputado federal Marcel van Hattem chamou a vitória de Pacheco de 'derrota do Brasil', e argumentou que 'a manobra para impedir senadores de abrirem seus votos é um golpe na vontade dos eleitores que cobraram posição transparente de seus representantes'. O deputado federal General Girão também reclamou do voto secreto: 'Sem votação aberta, os eleitores não conseguem cobrar seus parlamentares'.

O deputado federal Ricardo Salles disse que o resultado da eleição no Senado era 'triste, mas não surpreendente'. Para o ex-ministro do governo Bolsonaro, 'não foi apenas Marinho quem perdeu. A derrota maior foi do parlamento como um todo, da democracia e do futuro do Brasil'.

Rogério Correia

Renan Calheiros

Alessandro Vieira

Marcel van Hattem

Ricardo Salles

General Girão Monteiro

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade