Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Corpo do ex-governador do MA Jackson Lago é enterrado

6 abr 2011 - 14h14
Compartilhar

O corpo do ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) foi enterrado às 12h40 desta quarta-feira no cemitério Parque da Saudade, em Vinhais, na capital São Luís. Lago morreu na última segunda-feira no Hospital do Coração, em São Paulo, e lutava contra um câncer de próstata desde 2004.

Jackson Lago foi eleito governador do Maranhão no pleito de 2006
Jackson Lago foi eleito governador do Maranhão no pleito de 2006
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Na terça-feira, o corpo de Lago foi velado na sede do PDT no centro de São Luiz. Foram oferecidos o Palácio dos Leões, sede oficial do governo do Maranhão, e a Assembleia Legislativa para a realização da cerimônia. No entanto, a família disse que cumpriria o desejo do ex-governador de ser velado no partido que ele ajudou a fundar em 1979.

Os restos mortais de Jackson Lago chegaram a São Luís no início da tarde de terça-feira, às 14h45, e deixou o aeroporto uma hora depois. Em um carro do Corpo de Bombeiros, com honras de chefe de Estado, o corpo do ex-governador percorreu as principais avenidas de São Luís, até chegar à sede do PDT.

Eleito governador em 2006, Lago foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e compra de votos, permanecendo pouco mais de dois anos no cargo. Sua última atuação política foi em 2010, quando concorreu novamente ao governo do Estado, eleição em que Roseana Sarney (PMDB) foi reeleita ao cargo.

O governo do Maranhão decretou três dias de luto oficial. Lago era uma das principais lideranças políticas de oposição ao grupo Sarney no Estado. A importância desta liderança foi lembrada em uma nota de pesar que o presidente do Senado, senador José Sarney, divulgou juntamente com sua mulher, Marly Sarney. "É com grande comoção que lamento o falecimento do Governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século. É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas ideias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Ele deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família, de homem público e o Maranhão tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra", diz a nota assinada por Sarney.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra