Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Conselho de pastores diz que 'evangélicos e católicos vivem em paz' e critica Lula por fake news

Texto é assinado por entidade que reúne mais de 10 mil pastores após fake news divulgada pela esquerda sobre Nossa Senhora Aparecida

29 set 2026 - 14h41
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Conselho Interdenominacional dos Ministros Evangélicos do Brasil (Cimeb) repudiou o presidente Lula e aliados pela divulgação de uma notícia falsa contra Flávio Bolsonaro sobre a suposta retirada do título de padroeira de Nossa Senhora Aparecida. A entidade, que reúne mais de 10 mil pastores, afirmou que católicos e evangélicos vivem em paz e acusou a campanha petista de tentar fomentar uma guerra religiosa, enquanto Lula intensifica menções a símbolos católicos para atrair eleitores indecisos.

BRASÍLIA - O Conselho Interdenominacional dos Ministros Evangélicos do Brasil (Cimeb) divulgou uma nota em que condena a fake news reproduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados que diz, falsamente, que Flávio Bolsonaro (PL) seria parte de um movimento para retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil.

O Cimeb "repudia com veemência a utilização de uma fake news por Lula e seus seguidores para atingir um adversário político e, o mais grave, promover uma guerra religiosa entre católicos e evangélicos", diz o texto da nota, compartilhada pelo pastor Silas Malafaia nesta segunda-feira, 28, nas redes sociais. A entidade reúne mais de 10 mil pastores de diversas denominações evangélicas

Malafaia é aliado da família Bolsonaro
Malafaia é aliado da família Bolsonaro
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

"Evangélicos e católicos vivem em paz. Não existe nenhuma iniciativa por parte de líderes evangélicos, junto a nenhuma candidatura, para promover o cancelamento de feriados ou cultos de qualquer religião", prossegue o texto.

Desde que a fake news passou a ser disseminada, Lula vem fazendo repetidas menções à Nossa Senhora.

View this post on Instagram

No domingo, 27, ele disse que "mexer com a Nossa Senhora Aparecida não é aceitável" e que "já teve gente da religião evangélica chutando" a santa. As declarações foram feitas em entrevista ao Canal Livre, da Band.

Nesta segunda-feira, em Belém, levantou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Já nesta terça-feira, 29, Lula levantou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Desde quinta-feira, 24, uma fake news envolvendo Nossa Senhora Aparecida viralizou nas redes sociais e, ao lado do fim das bets, anunciado por Lula, se transformou em um dos principais assuntos da campanha. Levantamento do Instituto Democracia em Xeque, divulgado neste sábado, 26, por exemplo, mostrou que o assunto teve quase 1 milhão de publicações nas redes sociais em menos de três dias.

Como mostrou o Estadão nesta segunda-feira, a campanha de Lula produziu uma cartilha com orientações para que militantes do PT convençam eleitores indecisos a votar no presidente. O manual traz o "passo a passo da conversa perfeita" e destaca a religião como um dos assuntos que devem ser abordados.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra