PUBLICIDADE

Com ajuda das bombas da Sabesp, Porto Alegre estima escoar água em até 2 semanas

A expectativa é que o escoamento do Sarandi acelere após o auxílio do equipamento enviado pela companhia paulista

21 mai 2024 - 12h33
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Eduardo Leite mostra 'cenário de guerra' após água baixar em cidade no RS: 'Não existe mais nada':

A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) enviou 18 bombas de água para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, para ajudar no escoamento das enchentes causadas pelas fortes chuvas na região no começo do mês. O equipamento já está em funcionamento. A expectativa é que a água na região do Sarandi baixe com maior rapidez e seja totalmente escoada em até duas semanas. As informações são do portal Metrópoles. O Terra tenta contato com a Sabesp e com a prefeitura de Porto Alegre. 

Conhecida como bomba-anfíbia, os equipamentos foram posicionadas em uma estação próxima do dique do bairro Sarandi para drenar a água da região, abrangendo também a área que engloba o Aeroporto Salgado Filho --fechado por tempo indeterminado para pousos e decolagens desde o dia 3 de maio, além do bairro Humaitá, afetado pela cheia do Guaíba.

Conforme informações da prefeitura, o Sarandi foi o bairro mais afetado pelas inundações em Porto Alegre, com cerca de 26 mil moradores impactados. Os bairros Farrapos e Humaitá ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente, com mais de 30 mil pessoas atingidas. 

Imagens mostram a rodoviária de Porto Alegre tomada pela lama:

Até o momento, as inundações na Capital impactaram 157.701 habitantes e 39.422 edificações. Segundo dados da prefeitura, aproximadamente 12 mil pessoas estão nos 146 abrigos credenciados. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) reportou que cerca de 150 mil pessoas ainda estão sem água em Porto Alegre.

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade