PUBLICIDADE

Política

CCJ da Câmara aprova fim do foro privilegiado

22 nov 2017 - 15h53
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira parecer pela constitucionalidade da PEC do fim do foro privilegiado.

De autoria do líder do DEM na Casa, deputado Efraim Filho (PB), a PEC extingue o chamado foro privilegiado para autoridades como deputados, senadores, governadores, ministros, juízes e integrantes do Ministério Público.

O líder do DEM, Efraim Filho, disse que  os fatos revelados por Rodrigo Janot não inviabilizam as investigações da Operação Lava-Jato
O líder do DEM, Efraim Filho, disse que os fatos revelados por Rodrigo Janot não inviabilizam as investigações da Operação Lava-Jato
Foto: Agência Brasil

"O foro por prerrogativa de função, popularmente chamado de 'foro privilegiado', é verdadeiro resquício aristocrático que ainda permanece na nossa Constituição Federal. Se de um lado há o crescente clamor social pelo combate à corrupção, de outro temos um sistema desigual entre as autoridades e os cidadãos comuns desprovidos de prerrogativas. Essa seletividade só transmite à sociedade uma mensagem: a de impunidade", diz Efraim em seu parecer.

"Desse modo, o fim do 'foro privilegiado' afastará não apenas a ideia de blindagem de certas autoridades, especialmente em casos de corrupção, mas resgatará o princípio republicano de que todos são iguais perante a lei", afirmou.

A Proposta de Emenda à Constituição, já aprovada pelo Senado, prevê ainda que o foro fica mantido apenas para o presidente da República, o vice-presidente, e os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aprovada pela CCJ, a PEC precisa ser debatida por uma comissão especial. Efraim tem a expectativa de que essa comissão seja instalada ainda neste ano. Encerrada a tramitação na comissão, a PEC ainda precisará passar por dois turnos de votação no plenário da Câmara, onde precisará obter, nas duas ocasiões, ao menos 308 votos.

Veja também

Do ativismo político ao poder autoritário: quem é Robert Mugabe:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade