PUBLICIDADE

Política

Campinas: 4 candidatos a vice são impugnados e um desiste

17 jul 2012 - 20h03
(atualizado às 20h07)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

O candidato do PRTB a vice-prefeito, Alessandro Henrique de Oliveira, desistiu nesta terça-feira de integrar a chapa do partido na disputa pela Prefeitura de Campinas (SP). A desistência acontece após o Ministério Público impugnar a candidatura de quatro postulantes a vice no município.

O PRTB ainda não escolheu um substituto para acompanhar o candidato majoritário, José Ferreira Campos Filho, no pleito de 7 de outubro. O partido informou que o novo nome será anunciado ainda esta semana. O motivo para Oliveira deixar a chapa foi uma proposta de trabalho para atuar como advogado.

Depois de oficializar a renúncia em ata, o PRTB irá apresentar um requerimento ao juiz eleitoral da 33ª Zona Eleitoral antes de anunciar o substituto.

Vices impugnados

Das sete chapas inscritas para as eleições em Campinas, quatro tiveram os candidatos a vice impugnados pelo Ministério Público. Em duas delas o impedimento foi baseado na Lei da Ficha Limpa e recaem sobre Dario Saadi (PMDB), que está com o atual prefeito Pedro Serafim (PDT), e Paulão da Unicamp (PSDB), que concorre ao lado de Jonas Donizette (PSB).

De acordo com o MP, Saadi teria autorizado reajuste acima do limite aos salários dos vereadores quando era presidente da Câmara de Vereadores. No caso de Paulão, informa o MP, ele teria aplicado irregularmente no mercado financeiro recursos da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp). Os dois entraram com recursos na Justiça Eleitoral.

Os outros dois vices são do PV e do PSOL, que lançaram chapas puras, e estão barrados por falta de documentação. O companheiro de chapa de Rogério Menezes, Gustavo Merlo (PV), não teria justificado sua ausência nas eleições de 2006. Segundo o PV, Merlo já regularizou a situação e entrou com recurso. A professora Fernanda Lisboa, vice de Arlei Medeiros (Psol), não entregou atestado de desligamento do serviço público. O Psol justificou que a documentação da professora não foi entregue ainda devido à morosidade burocrática.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade