PUBLICIDADE

Política

Câmara quer receber ministros toda semana em plenário

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, quer levar um ministro uma vez por semana para discutir assuntos da pasta. Visitas devem iniciar em março

10 fev 2015 - 14h35
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As visitas vão ocorrer todas às quintas-feiras na Câmara durante o ano, segundo o presidente da Casa</p>
As visitas vão ocorrer todas às quintas-feiras na Câmara durante o ano, segundo o presidente da Casa
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta terça-feira (10) que fechou acordo com líderes de bancada para levar pelo menos um ministro por semana à Casa para debater assuntos da pasta.

A ideia de levar os chefes das 39 pastas do Executivo pelo menos uma vez à Câmara ocorre em um momento de distanciamento nas relações entre o governo e Congresso, que já vinham enfrentando turbulências desde o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

“Vamos convidar os ministros de Estado. Vamos fazer às quintas-feiras, durante o ano inteiro, com a presença de pelo menos um ministro a cada semana em plenário, em comissão geral, para falar sobre as suas pastas”, disse o presidente após reunião com líderes de bancadas.

“O objetivo é o debate. É simplesmente o Parlamento fazer o que ele tem que fazer: debater.”

Segundo Cunha, os deputados devem aprovar um convite global para todos os ministros e depois acertarão o calendário, que deve ter início em março.

Em outra frente, na tentativa de melhorar a interlocução com aliados, o líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que os ministros da área econômica do governo, acompanhados dos ministros da Previdência Social e do Trabalho, irão explicar a lideranças da base as medidas provisórias recentemente editadas pelo governo com alterações nas regras de acesso a benefícios, como seguro-desemprego e abono salarial.

A ideia é reunir os ministros envolvidos na discussão das MPs com alterações na Previdência com líderes da base no dia 24 deste mês.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade