PUBLICIDADE

Política

Câmara não votará mais cassação em sessão secreta, diz Alves

Afirmação foi feita após da rejeição da cassação do deputado Natan Donadon, que cumpre pena em regime fechado

28 ago 2013 - 23h42
(atualizado às 23h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Deputado Natan Donadon se defende de acusa&ccedil;&otilde;es de peculato no plen&aacute;rio da C&acirc;mara</p>
Deputado Natan Donadon se defende de acusações de peculato no plenário da Câmara
Foto: Zeca Ribeiro / Agência Câmara

Logo após a Câmara dos Deputados rejeitar a cassação do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que não colocará mais em votação processos de perda de mandato em votação secreta. O peemedebista garantiu pressa na tramitação da emenda que determina a votação aberta em casos como esse.

“Enquanto presidente, esta Casa não votará mais processo de cassação de mandato em votação secreta”, disse Alves, depois que a Câmara não obteve os 257 votos necessários para cassar o primeiro parlamentar preso desde a Constituição de 1988. Dos 405 deputados presentes, 233 votaram pela cassação, 131 contra e 41 se abstiveram.

Apesar da rejeição da cassação, o presidente da Câmara determinou o afastamento de Donadon, já que ele cumpre regime fechado e não poderá participar de sessões. O suplente será convocado para assumir o mandato.

Alves esperou até as 23h por um número maior de deputados no plenário, na tentativa de impedir que um preso continuasse como deputado federal. No entanto, faltaram 24 votos pela cassação. O resultado foi criticado por deputados presentes, que classificaram o resultado como constrangedor.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade