PUBLICIDADE

Política

Preso, Donadon diz ter ido à Câmara pela certeza da inocência

28 ago 2013 - 19h37
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Deputado Natan Donadon faz sua própria defesa no plenário da Câmara
Deputado Natan Donadon faz sua própria defesa no plenário da Câmara
Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Câmara

Primeiro deputado preso desde a Constituição de 1988, o deputado Natan Donadon (sem partido-RO) disse, após chegar à Câmara dos Deputados para acompanhar a sessão que pode determinar sua cassação, ter certeza de sua inocência. O parlamentar está preso desde 28 de junho, depois de ter sido condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha.

"É um momento difícil. Só vim porque tenho certeza da minha inocência. Estou confiante de que a verdade prevalecerá. Deus proverá", disse Donadon à Rádio Câmara, no plenário.

Donadon foi acusado de participar de um esquema de fraude em licitações para contratos de publicidade da Assembleia Legislativa de Rondônia entre 1998 e 1999, quando era diretor financeiro da Casa. A fraude totalizaria R$ 8,4 milhões em valores da época. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou culpado o parlamentar em 2010, mas a execução da prisão foi adiada com sucessivos recursos.

Apesar de preso, Donadon continuava com o mandato parlamentar, mas com salário e demais benefícios cortados. O PMDB decidiu afastá-lo do partido depois da condenação pelo envolvimento na fraude da assembleia de Rondônia.

A cassação de mandatos de deputados ocorre em sessão secreta. Para a perda de mandato ser aprovada, 257 dos 513 deputados precisam votar a favor.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade