Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Caiado critica Desenrola, juros e diz que pediu ao STF fim de sigilo em casos do Master e INSS

28 ago 2026 - 15h10
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O candidato Ronaldo Caiado criticou a política econômica do governo federal, classificando o Desenrola como uma farsa e afirmando que os juros altos travam os investimentos. Ele alertou que o Orçamento está totalmente comprometido, acusou a gestão de fraudar o arcabouço fiscal e declarou ter pedido ao STF a retirada do sigilo sobre os casos do Banco Master e do INSS, visando garantir transparência aos eleitores.

O candidato à Presidência pelo PSD, Ronaldo Caiado, criticou o programa Desenrola e afirmou que a iniciativa do governo federal "é uma farsa". Na avaliação dele, o custo do crédito inviabiliza a produção e pressiona a atividade econômica. "Juro real de 9,5% quebra qualquer produtor de qualquer área", afirmou ele nesta sexta-feira, 28, em evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro. "Com a taxa de juros atual, ninguém vai investir no Brasil; é melhor ser rentista."

Ao tratar de contas públicas, o candidato afirmou que "o Orçamento está 100% comprometido" e que, "se o Brasil não mudar, não precisa de presidente, pois será só pagar", em referência, segundo ele, ao espaço reduzido para políticas públicas e investimentos diante de despesas obrigatórias.

O candidato criticou ainda o arcabouço fiscal adotado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. "Todo mundo sabe que o governo fraudou o arcabouço fiscal mentindo", disse, ao sustentar que houve manipulação de premissas e falta de transparência na condução das regras fiscais.

Caiado reafirmou ainda que pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a retirada de sigilo em temas que, segundo ele, são de interesse público no contexto eleitoral. "Pedi que o STF abra mão do sigilo do Master e do INSS para que eleitor não vote enganado", afirmou.

Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra