PUBLICIDADE

Política

Bruno Covas piora e está em estado grave, diz TV

Prefeito de São Paulo está internado em uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês

14 mai 2021 - 18h29
(atualizado às 20h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Bruno Covas teve o tumor na junção entre o esôfago e o estômago diagnosticado em outubro de 2019
Bruno Covas teve o tumor na junção entre o esôfago e o estômago diagnosticado em outubro de 2019
Foto: Governo do Estado de São Paulo / BBC News Brasil

O estado de saúde do prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) "piorou muito" e seu caso é considerado gravíssimo, informou o apresentador Datena durante o programa Brasil Urgente, da Band, nesta quarta-feira, 14. 

"As fontes que eu tenho diretas me disseram que ele piorou e muito. A situação é grave (...) a situação dele é gravíssima", detalhou o apresentador.

Segundo Datena, Covas se encontra internado em uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Histórico

Na semana passada, Bruno Covas iniciou tratamento com radioterapia para tentar controlar um sangramento residual detectado em seu estômago, uma complicação que surgiu enquanto o prefeito tratava de um metastático que atinge o sistema digestivo e os ossos.

Na ocasião, Covas havia feito uma endoscopia que "evidenciou discreto sangramento residual no estômago". Foi um sangramento na interligação entre o estômago e o esôfago - local onde um de seus três primeiros tumores foi detectado - que o havia feito precisar ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Esse primeiro sangramento havia sido controlado no próprio exame, mas o prefeito foi para o centro de cuidado intensivo para se recuperar.

Uma nova endoscopia, porém, revelou que havia ponto de hemorragia. "Desta forma, foi iniciado tratamento local com radioterapia para controle deste sangramento", informou o boletim médico à epoca.

Com o tratamento, Covas parece ter tido uma melhora, já que publicou uma foto sorridente durante o Dia das Mães. “Continuo a lutar aqui no hospital. Sem baixar a cabeça e sem perder minha motivação. Muita força, foco e fé. E espero logo estar junto de vocês para agradecer por todo carinho. Feliz Dia das Mães e bom domingo!”, escreveu.

Ao longo da semana, Bruno Covas até recebeu visitas de políticos, como o governador do Estado João Doria, em seu quarto de hospital.

Luta contra o câncer

Desde que o primeiro sangramento foi detectado, Covas teve de interromper o tratamento contra os tumores que atingem o fígado, a bacia e a coluna. Ele vinha se submetendo a um procedimento que combinava sessões de quimioterapia e radioterapia. Esse tratamento ainda não tem data para ser retornado.

Covas descobriu que tinha câncer em outubro de 2019, inicialmente na cárdia (a ligação entre o esôfago e o estômago), no fígado e em gânglios linfáticos. O tratamento fez com que parte dos tumores diminuíssem. Neste ano, após piora, os médicos detectaram os novos pontos tumorais.

Veja também: 

Orçamento secreto: Governador do DF destina R$ 7 milhões para onde tem fazendas:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade