Bolsonaro precisou de novo procedimento após ter forte crise de soluço que o impedia de dormir
Ex-presidente voltou ao centro cirúrgico para realizar bloqueio do nervo frênico, voltado a interromper crise de soluços
BRASÍLIA — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por um novo procedimento, neste sábado, 27, para tratar a crise de soluços, dois dias após ser submetido a uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília. Os médicos do ex-presidente informaram que o procedimento foi necessário em razão de Bolsonaro ter enfrentado uma forte crise de soluço na noite de sexta-feira, que gerou dificuldades para dormir.
"A proposta inicial era otimizar o tratamento clínico ao máximo possível o que nós temos disponíveis de medicamentos. Isso foi feito desde o início da internação. Mas a resposta não foi conforme nós esperávamos. Ontem ele teve uma crise de soluço muito prolongada. Inclusive, mais forte que o incomodou profundamente para dormir. hoje ele já acordou abatido", explicou o médico Brasil Caiado.
Segundo ele, foi feito o bloqueio do nervo frênico do lado direito e, na segunda-feira, será feita a mesma coisa no lado esquerdo.
De acordo com o médico Mateus Saldanha, da equipe de radiologia intervencionista do hospital, o procedimento durou cerca de uma hora. Agora, primeiro, os médicos analisarão a resposta a esse primeiro procedimento antes de fazer o próximo, na segunda-feira.
O médico Cláudio Birolini apontou que está mantida a expectativa de que Bolsonaro permaneça de 5 a 7 dias no hospital.
Mais cedo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que acompanha o marido no hospital, já havia informado que Bolsonaro tinha voltado ao centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico, voltado a interromper a crise de soluços pela qual o paciente passa.
Na quinta-feira, 25, Bolsonaro passou pela oitava cirurgia desde que vítima de um atentado a faca durante a campanha eleitoral de 2028. A intervenção cirúrgica foi realizada para tratar uma hérnia inguinal.
O novo procedimento estava previsto inicialmente para a próxima segunda-feira, 29, mas foi realizado neste sábado, segundo Michelle.
Trata-se de um bloqueio anestésico do nervo frênico, que não é um procedimento comum para curar soluços, mas foi escolhido como uma opção pela equipe médica de Bolsonaro.
"Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários", escreveu a ex-primeira-dama no Instagram.
Nas redes sociais, o filho Carlos Bolsonaro também comentou sobre o procedimento. "Meu pai volta à mesa de cirurgia novamente", escreveu o ex-vereador. "Meu irmão, @bolsonaro__jr (Jair Renan Bolsonaro) está aguardando no hospital para mais informações pois não é possível visita de mais de um filho no mesmo horário. Pra que isso, Meu Deus?!"