Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro mantém 'boa evolução clínica', mas ainda não tem previsão de alta

Boletim médico divulgado nesta quinta-feira, 19, diz que ex-presidente segue tratamento com antibioticoterapia endovenosa, suporte clínico intensivo e fisioterapia respiratória e motora

19 mar 2026 - 12h07
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve boa evolução clínica e laboratorial nas últimas 24 horas, segundo boletim médico divulgado pelo hospital DF Star nesta quinta-feira, 19. Apesar da resposta positiva ao tratamento, ainda não há previsão de alta da unidade de terapia intensiva (UTI).

O hospital afirmou que o ex-presidente segue internado "em tratamento com antibioticoterapia endovenosa, suporte clínico intensivo e fisioterapia respiratória e motora".

Jair Bolsonaro está internado no hospital em Brasília desde o último dia 13
Jair Bolsonaro está internado no hospital em Brasília desde o último dia 13
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O ex-presidente foi hospitalizado na última sexta-feira, 13, com broncopneumonia bacteriana bilateral, decorrente de episódio de broncoaspiração, ou seja quando há a entrada de conteúdo das vias digestivas, como alimentos ou secreções, nas vias respiratórias, o que pode causar infecção nos pulmões.

Após deixar o hospital na manhã desta quarta-feira, 18, o médico Brasil Caiado que atua no tratamento de Bolsonaro, disse que um novo exame apontou uma melhora parcial do pulmão direito, sendo que o lado esquerdo do órgão ainda apresenta comprometimento moderado e difuso.

O cardiologista afirmou ainda que apesar de não haver previsão de alta da UTI, existe uma expectativa de que, com as reações positivas ao tratamento, Bolsonaro possa ser transferido para o quarto neste final de semana.

"A prudência manda deixarmos lá (na UTI) para termos total segurança, observar, como eu falei, o quadro clínico, a evolução laboratorial, a melhora dos sintomas. Mas acredito que pode ser, daqui para o final de semana, que evoluamos para uma transferência para o quarto. Mas eu não sei exatamente o momento", disse Caiado.

Na última sexta-feira, após deixar o hospital, o médico afirmou que essa foi a "maior pneumonia que Bolsonaro já teve". O ex-presidente chegou à UTI com água nos pulmões, pela aspiração de líquido do estômago, em decorrência dos soluços frequentes que ele apresenta.

"Em geral, (o tratamento é com) antibiótico, terapia venosa. Em quadro de pneumonia grave bilateral, você pode estimar por mais de sete dias, oito, dez, doze (de internação), mas é impossível falar", afirmou na semana passada. "Temos que nos antecipar a qualquer tipo de probabilidade de complicação. Depende muito da resposta do organismo dele ao antibiótico", completou.

Bolsonaro está preso no19.º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, a Papudinha. O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado para permanecer no poder após as eleições de 2022.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade