Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Alexandre de Moraes aparece como 'herói' em lista de mais influentes do ano da 'Financial Times '

O ministro do STF foi incluído na lista da revista britânica pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz; leia justificativa

5 dez 2025 - 10h15
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Alexandre de Moraes, ministro do STF, foi incluído na lista de pessoas mais influentes de 2025 da *Financial Times* como "herói" por sua defesa da democracia e justiça no Brasil, destacando-se na resistência a uma tentativa de golpe de Estado.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF
O ministro Alexandre de Moraes, do STF
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/ARQUIVO

O ministro brasileiro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece na lista de pessoas mais influentes de 2025 elaborada pela revista britânica Financial Times. A publicação explica que, para construir uma lista diversa, consultou seus repórteres, colunistas e editores com a seguinte pergunta: "Quem fez a diferença este ano?". 

Moraes, único brasileiro na lista, está mencionado na categoria "heróis". A responsável por sua nomeação foi a historiadora e antropóloga brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Na justificativa, ela escreveu que o ministrou "se tornou um símbolo da democracia e justiça no Brasil".

"Juntamente com seus colegas da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal do Brasil, ele se recusou a endossar a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. Após um julgamento público e transparente, transmitido em todo o país, o ex-presidente Jair Bolsonaro e vários oficiais militares de alta patente foram presos", destacou Lilia.

A historiadora afirmou que as decisões contundentes de Moraes geraram uma "tensão entre firmeza e excesso". 

"Manter-se atento aos riscos inerentes ao exercício de poderes tão amplos faz parte da prática democrática que Moraes ajudou a salvaguardar. A luta pela democracia continua. No Brasil, pelo menos, este ano mostrou como instituições robustas podem resistir ao populismo autoritário que aflige uma era que se autodenomina moderna, mas que carrega em si todas as formas de barbárie", defendeu. 

A lista da Financial Times é dividida ainda em "criadores" e "líderes". Na categoria em que Alexandre de Moraes está inserido aparecem nomes diversos, como o da escritora Margaret Atwood, da atriz Jane Fonda e da youtuber e educadora Ms Rachel. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade