PUBLICIDADE

Política

Alcolumbre teria pedido calma a Bolsonaro em conversa

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro para tentar acalmar os ânimos após escalada de tensão

28 mai 2020 - 18h14
(atualizado às 18h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre
03/02/2020
REUTERS/Adriano Machado
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre 03/02/2020 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), conversou com o presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (28) na intenção de pedir calma ao chefe do Executivo diante de um acirramento do clima político e de uma escalada de ameaças de quebra da normalidade democrática, informaram duas fontes.

O movimento de Alcolumbre, assim como o do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinaliza tentativa de diminuir a temperatura política em Brasília. Mais cedo, Maia disse não acreditar que a instabilidade política chegue a uma "situação extrema" a ponto de ameaçar a normalidade democrática, e acrescentou que segue na tentativa permanente de diálogo.

Na avaliação de uma das fontes, parlamentar independente, a atitude pode resultar em uma banalização dos ataques a instituições democráticas. Segundo essa fonte, princípios democráticos têm perdido espaço, enquanto Bolsonaro e aliados perdem o medo dos órgãos de controle. A avaliação dessa fonte é que os presidentes das duas Casas deveriam ser mais incisivos, avaliação compartilhada por outros parlamentares.

Alcolumbre entrou em campo e partiu para a conversa presidencial no mesmo dia em que, em referência a operação da Polícia Federal na véspera tendo como alvos aliados de Bolsonaro por suposto envolvimento em disseminação de fake news, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da República afirmou que não haverá mais um dia como ontem. "Acabou, porra!", disse.

Na quarta-feira, o filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sugeriu a iminência de uma "ruptura" e cogitou uma "medida enérgica" do pai.

Somam-se a esse cenário declarações do presidente Jair Bolsonaro adiantando que não entregaria seu celular à Justiça, caso pedido, no âmbito de inquérito que apura possível interferência na Polícia Federal, além de vídeo de reunião ministerial divulgado na última sexta-feira em que ministros do Executivo atacam instituições e membros da Suprema Corte.

Em coletiva no meio da tarde Maia afirmou que Alcolumbre estava com Bolsonaro e acrescentou que o senador tem um "bom diálogo" com o presidente.

"É bom dialogar, mas é bom ficar claro que nós vamos continuar reafirmando que a nossa democracia é o valor mais importante do nosso país e que as instituições precisam ser respeitadas, sempre", disse Maia.

Por ocupar a presidência da Câmara, Maia tem a prerrogativa de dar andamento a eventual pedido de impeachment contra o presidente da República.

A Mesa da Casa já registra mais de 30 pedidos nesse sentido, mas o deputado tem adotado tom cauteloso e já chegou a dizer que "esse assunto não deve estar na ordem do dia hoje, não deve estar na pauta de hoje e, se Deus quiser, não deve estar na pauta dos próximos anos".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade