Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Alcolumbre diz que ‘todo mundo esqueceu’ ligação de Flávio Bolsonaro com Vorcaro: ‘E agora o culpado sou eu e Moraes’

Presidente do Senado afirmou que discussão sobre o ex-banqueiro não pode se concentrar apenas no ministro do STF

2 set 2026 - 21h41
(atualizado às 21h55)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou nesta quarta-feira, 2, que o debate sobre as relações do ex-banqueiro Daniel Vorcaro com autoridades e políticos passou a se concentrar apenas no ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante uma sessão no Senado, Alcolumbre lembrou a relação de Vorcaro com o Flávio Bolsonaro (PL) e citou o financiamento do filme Dark Horse, sobre a trajetória política de Jair Bolsonaro.

"Eu vou voltar para a pauta porque, senão, terei que responder muitas agressões que, como presidente do Senado, estou recebendo nos últimos dias. Apenas um comentário, no momento adequado eu vou falar, todo mundo esqueceu que pediram R$ 130 milhões para a mesma pessoa para fazer um filme. E agora o culpado sou eu e o ministro Alexandre de Moraes", afirmou.

A declaração ocorre em meio à pressão sobre Alcolumbre para que dê andamento aos pedidos de impeachment apresentados contra Moraes. Atualmente, há 55 pedidos contra o ministro na mesa do presidente do Senado, mas nenhum foi encaminhado por ele.

Os requerimentos mais recentes foram apresentados após o STF retirar o sigilo de informações da investigação da Polícia Federal que revelou conversas atribuídas a Vorcaro com diferentes pessoas, entre elas Moraes.

 A referência aos R$ 130 milhões diz respeito, também, ao valor do contrato do Banco Master com o escritório de advocacia de Viviane Barci de moraes, esposa do ministro. A fala de Alcolumbre ocorre dias após a divulgação de mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro e Alexandre de Moraes. Em alguns dos diálogos, o ex-banqueiro teria classificado como "mais importante" o contrato firmado entre o Banco Master e o escritório de Viviane Barci. 

Não é a única ligação controversa. Diálogos divulgados pelo Intercept Brasil mostram conversas entre Flávio e Vorcaro sobre o filme Dark Horse. Uma delas teria ocorrido em 16 de novembro de 2025, um dia antes de Vorcaro ser preso pela primeira vez na Operação Compliance Zero e dois dias antes da liquidação do Banco Master. 

Em outro áudio, de 8 de setembro do mesmo ano, Flávio teria demonstrado preocupação com um possível atraso nos pagamentos da produção.

Quando as conversas foram divulgadas, o senador afirmou que a situação era apenas um "filho procurando patrocínio".

Pressão sobre Alcolumbre

A divulgação das mensagens aumentou a pressão sobre o presidente do Senado para que dê andamento aos pedidos de impeachment contra Moraes. Alcolumbre, porém, ainda não encaminhou nenhuma das 55 solicitações que estão em sua mesa.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra