PUBLICIDADE

Política

Aécio usou celulares de laranjas para fazer ligações, diz PF

Aparelhos foram apreendidos em maio no apartamento do tucano

30 nov 2017 - 10h47
Compartilhar
Exibir comentários
Aécio usou celulares de laranjas para fazer ligações, diz PF
Aécio usou celulares de laranjas para fazer ligações, diz PF
Foto: Reuters

Um relatório da Polícia Federal (PF) divulgado ontem (29) aponta que o senador Aécio Neves (PSDB/MG) teria utilizado celulares "descartáveis" com linhas telefônicas registradas em nome de laranjas para fazer ligações sigilosas.

A conclusão ocorre depois da análise de objetos e documentos apreendidos no dia 18 de maio no apartamento do senador no Rio de Janeiro durante a operação Patmos. Na ocasião, a PF afirma que apreendeu dois celulares "cujas linhas telefônicas estavam habilitadas em nomes de supostos laranjas, razão pela qual, oportunamente, podem apresentar relevância maior para a investigação".

Além disso, as autoridades destacaram que "tratam-se de aparelhos telefônicos simples/ descartáveis normalmente utilizados para conversas ponto-a-ponto (análogo a uma rede fechada) com pessoas determinadas/restritas de modo a evitar eventuais vazamentos do número utilizado na ligação, visando a maximização do sigilo das ligações".

A informação foi divulgada pela Globo News. Ainda de acordo com o documento divulgado ontem, para descobrir a identidade dos proprietários das duas linhas móveis, os policiais tiveram que solicitar dados às operadoras TIM e Vivo que, por sua vez, informaram que os aparelhos Nokia e LG estavam em nome de "Laércio de Oliveira", que é um agricultor no cultivo de café no interior de Minas Gerais, e "Mitil Ilchaer Silva Durao", montador de andaimes do Espírito Santo.

Com isso, a perícia aponta que a habilitação das linhas pode ter acontecido sem o consentimento dos proprietários, uma vez que se tratam de pessoas simples, que "em tese não pertencem ao convívio social".

Veja também:

Aécio convoca brasileiros a protestar contra Dilma:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade