PUBLICIDADE

Política

Aécio cobra explicações do ministro da Justiça sobre denúncia de cartel

Aécio disse que é preciso esclarecer o envio da denúncia contra tucanos pelo ministro, já que instituições têm sido usadas para fins políticos

23 nov 2013 - 17h32
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Aécio Neves falou sobre as denúncias após encontro do PPS no Rio de Janeiro</p>
Aécio Neves falou sobre as denúncias após encontro do PPS no Rio de Janeiro
Foto: George Gianni/PSDB / Divulgação

O senador Aécio Neves, líder do PSDB, afirmou neste sábado que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, precisa esclarecer seu envolvimento na investigação que apura o cartel em obras do Metrô em São Paulo. Ontem, o ministério disse ter sido responsável pelo envio à Polícia Federal (PF) de relatório com denúncias envolvendo recebimento de proprina por políticos tucanos no cartel liderado pela Siemens. 

Ao participar de um congresso do PPS no Rio de Janeiro, Aécio Neves disse que é inaceitável a ocorrência de interferência partidária nas denúncias feitas e classificou com um atentado à democracia o "uso pelo PT de instituições do Estado, como o Ministério  da Justiça, Polícia Federal e Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra adversários políticos".

"O que estamos percebendo no Brasil de forma crescente é a utilização de instituições de Estado para um projeto político. Isso é extremamente grave, isso jamais ocorreu antes no Brasil", disse o senador mineiro.

O tucano também falou em uma omissão do Cade em relação ao envolvimento do presidente do órgão, Vinícius Marques de Carvalho, em encontros com integrantes do PT. Carvalho foi chefe de gabinete do deputado Simão Pedro (PT), deputado que, segundo a versão dada ontem pelo Ministério da Justiça, seria o autor da denúncia contra deputados do PSDB. A informação foi dada depois que um ex-diretor da Siemens, negou a autoria das denúncias. 

Também neste sábado, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio, afirmou que o partido vai apresentar pedidos de audiências públicas em várias comissões na semana que vem para levar o ministro da Justiça ao Congresso a fim de dar explicações sobre o caso. O parlamentar acusou o ex-diretor da Siemens de fazer acordo com o governo para atacar a PSDB.

Denúncia

O Ministério da Justiça informou na sexta-feira que encaminhou para a PF as denúncias que recebeu sobre o suposto cartel em obras do metrô de São Paulo nas gestões tucanas de Mário Covas e Geraldo Alckmin (1999/2004). Segundo a pasta, os documentos foram levados até o ministério pelo deputado estadual de São Paulo Simão Pedro (PT), e, em seguida, encaminhados à PF.

Em nota divulgada pela assessoria, o Ministério da Justiça afirmou ainda que enviou a denúncia “no estrito cumprimento do dever legal”, mas não informou quando isso foi feito. “O Ministério reafirma que a documentação não foi encaminhada à PF pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)”, diz a nota.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade