3 eventos ao vivo

RJ: PMs do Bope ganham nova farda camuflada para atuar em matas

Traje camuflado, semelhantes aos usados pelos fuzileiros navais dos EUA, proporciona conforto térmico em comparação à farda preta

15 out 2013
15h16
atualizado às 15h16
  • separator
  • comentários

Os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM do Rio de Janeiro ganharão um novo uniforme, com camuflagem nos tons verde, preto e terra, que dificulta a identificação dos agentes durante operações em favelas ou na mata. A tradicional farda preta continuará sendo utilizada em ações noturnas, em operações antiterrorismo ou de resgate e retomada de reféns.

Novas fardas devem começar a ser empregadas em operações a partir de 2014
Novas fardas devem começar a ser empregadas em operações a partir de 2014
Foto: Rogério Santana/Governo do RJ / Divulgação

Segundo o governo do Estado, as novas fardas, também utilizadas pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos, são feitos de um tecido moderno, que permite melhor circulação de ar e apresenta resistência maior às chamas. Serão investidos, aproximadamente, R$ 280 mil na aquisição de 930 fardas para 440 homens do Bope. A previsão é de que as vestimentas comecem a ser utilizadas a partir de janeiro de 2014.

"A farda preta absorve grande quantidade de calor, o que pode causar desidratação e mal-estar, comprometendo o desempenho dos agentes. Os estudos também apontam que ela delineia a silhueta dos policiais, tornando-os mais visíveis em operações em comunidades e na mata. O uniforme camuflado digitalizado é mais vantajoso, porque permite ao policial se dissimular melhor no terreno. Além disso, a farda esverdeada tem tecido mais leve, que proporciona maior conforto térmico. O novo fardamento é uma ferramenta de trabalho que vai oferecer mais segurança aos policiais", explicou o major Maurílio Nunes, gerente de Projetos e Tecnologia do Bope.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade