PUBLICIDADE

Polícia

Quem é Túlio Gadêlha, pré-candidato à prefeitura do Recife?

Formado em direito, o político tem 36 anos e namora a jornalista Fátima Bernardes

2 mar 2024 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) lançou sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife na manhã deste sábado (2). O evento ocorreu no Moinho Recife Business, no Bairro do Recife, e contou com a presença da ministra de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva.

Túlio Gadêlha, pré
Túlio Gadêlha, pré
Foto: candidato à prefeitura de Recife - Câmara dos Deputados / Perfil Brasil

Em seu discurso, Túlio falou sobre a necessidade de fortalecer conselhos de participação popular, como de mobilidade, meio ambiente, política para mulheres e juventude.

"Nossa missão é não só construir uma cidade melhor, mas é construir uma cidade onde as pessoas possam opinar. Uma cidade onde exista participação popular. O Recife tem um longo histórico de pessoas que gostam de discutir a cidade e gostam de discutir as suas prioridades, mas, nos últimos anos, isso não tem acontecido. Existia um movimento, que começou há quase uma década, de desmonte dos conselhos, dos espaços de participação da sociedade civil. Como se, na gestão, o gestor soubesse de tudo o que o povo precisa, e isso não é verdade. A gente precisa escutar as pessoas", ressaltou.

O ministro Carlos Lupi declarou apoio ao deputado em vídeo exibido no lançamento. Lupi afirmou que irá ao Recife, em breve, formalizar o apoio da candidatura.

Quem é Túlio Gadêlha?

Túlio Gadêlha Sales de Melo, de 34 anos, nasceu em Recife e é formado em Direito. Aos 19 anos, ele se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e passou a atuar no movimento estudantil universitário.

Em 20212, Túlio foi eleito eleito como vereador do Recife e, em 2018, elegeu-se Deputado Federal por Pernambuco, com 75.642 votos. Pouco tempo depois, em 2021, ele se filiou ao partido Rede Sustentabilidade.

Túlio está em seu segundo mandato como deputado federal por Pernambuco, uma vez que foi reeleito em 2022.

Dentre as emendas parlamentares aprovadas em 2022, a maioria visa promover melhorias na rede de saúde dos municípios pernambucanos. Por exemplo, foram destinados mais de R$ 119 mil para a criação de unidades de saúde em Timbaúba (PE) e mais de R$ 1,5 milhão para Santa Cruz do Capibaribe (PE), com o mesmo propósito.

No âmbito pessoal, o deputado namora desde 2017 a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade