Operação prende 7 pessoas do ramo dos transportes em SP
- Rose Mary de Souza
- Direto de Campinas
Quatro empresários donos de empresas de transporte, dois funcionários e uma sindicalista do setor foram presos na manhã desta sexta-feira em Campinas, a 83 km de São Paulo. Eles são suspeitos de formação de quadrilha e cartel, fraudes em licitações e crime contra a economia.
Um empresário, que também tinha mandado de prisão expedido pela Justiça, não foi encontrado. A operação ainda não foi encerrada e é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Publico com auxilio da Policia Civil.
Foram apreendidos computadores, documentos e valores não revelados de cheques e dinheiro, entre reais e euros. Filiais das empresas Campinas, Vinhedo, Valinhos, Itu e Capivari foram vistoriadas.
As prisões são temporárias e têm prazo de cinco dias. As duas mulheres foram encaminhadas para a cadeia de Paulínia e os homens seguiriam para a 2ª Delegacia de Polícia. Segundo o promotor Adriano Andrade de Souza, os suspeitos integram um grupo de empresas do ramo de ônibus de fretamento com atuação na região de Campinas e Grande São Paulo.
"As investigações começaram há dois anos. Há indícios de um grupo de empresas estabelecendo um acordo entre eles, onde não há concorrentes", disse o promotor. Segundo ele, havia a combinação de propostas entre as empresas. "Tudo era centralizado em um cadastro que diria qual empresa deve contratar com determinado cliente", contou.
Foram detidos Belarmino Marta Júnior (VB Transportes, Rápido Luxo e Capriolli) apontado como suposto chefe do esquema; Ariovaldo Marta (Rápido Luxo); Miguel Moreira Júnior (Transportes Transmino); Brijeiro Júnior (Exclusiva Transportes), Marcelo Pereira (Rec Pas), Cassia Turini (Transmimo) e Rosa Landin (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região - Sinfrecar).
Três advogados estiveram na Delegacia Seccional conversando com seus clientes, mas preferiram não dar declarações já que ainda estão se inteirando do processo.