PUBLICIDADE

Polícia

Maré: pichações em muros traduzem anos de domínio do tráfico

30 mar 2014 - 17h06
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Não que seja diferente em outras favelas, mas ao percorrer algumas das várias vielas que compõem as 15 comunidades do complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, e ocupadas pelas forças de segurança do Estado neste domingo, é ainda mais do que claro as décadas de domínio do tráfico de drogas não apenas na apreensão e receio dos moradores. Basta olhar para as casas, para os muros e para as pichações ao longo de praticamente todo os 4,3 quilômetros quadrados que formam o antigo reduto do crime organizado. 

A certeza vem das frases e dos recados ameaçadores que você lê, em bom ou mau português, em paredes de casa, e até no muro da Vila Olímpica da Maré, local onde funciona um projeto social da Prefeitura. “UPP é o car..., morre Polícia”, dizia um dos recados em spray preto. 

A chegada de mais de 1 mil policiais no primeiro passo para a ocupação das tropas do Exército, antes da instalação efetiva das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), já era sentida e falada nas comunidades há muito tempo. Tanto que a frase acima é a mais comum de se encontrar pelos becos. 

“Cansei de contar de tantas”, disse um morador que não quis se identificar. “Está vendo aquela ali? É bem comum também quando um traficante morre pela polícia de eles renderem esse tipo de homenagem”, afirmou ainda, apontando para um muro que tinha os dizeres: “saudades do Bacuri”. 

Logo depois, outra pichação lamentava a morte de outro possível criminoso local. “Lincoln, saudades eternas”, dizia. Nas localidades onde funcionavam as chamadas “bocas de fumo”, mais pichações, desta vez com um recado direto: “proibido insufilme, abaixar o vidro do carro”. 

“Vida alusinante”, dizia ainda um outro recado de muro, típico dos que escolhem a vida do crime. Por fim, por mais que os recados sejam ameaçadores e deem a ideia exata da precária condição de vida dos mais de 130 mil moradores da região, também sobra espaço para o bom humor e, claro, para a esperança. 

Numa barbearia na comunidade Nova Holanda, uma das mais perigosas da Maré, em tinta preta, os dizeres: “entra feio e, vai saber como vai sair...”. Bem próximo a este local, no Parque União, a força de vontade de quem busca uma outra opção de vida numa pintura de parede: “não temos que destruir nossos sonhos, temos que destruir os obstáculos que nos impedem de realizá-los”. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/upps-sob-ataques/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/upps-sob-ataques/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade