PUBLICIDADE

Polícia

Exército estuda criar estatal para aumentar investimentos em Defesa

Proposta visa obter recursos adicionais sem comprometer os limites orçamentários da Lei Orçamentária da União (LOA)

15 mar 2024 - 12h06
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército está estudando a criação de uma empresa estatal para gerenciar projetos estratégicos, visando aliviar os gastos da instituição. Segundo a CNN, a proposta visa obter recursos adicionais para financiar projetos como defesa cibernética e combate a crimes na Amazônia, sem comprometer os limites orçamentários da Lei Orçamentária da União (LOA).

Exército estuda criar estatal para aumentar investimentos em Defesa
Exército estuda criar estatal para aumentar investimentos em Defesa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Perfil Brasil

"O Exército carece de mecanismos para receber financiamentos, fomentos, reembolsáveis ou não, e aportes oriundos de capitalização, tampouco possui capacidade de captação de receitas diversas, que poderiam servir como complementos aos aportes recebidos via Orçamento Geral da União (OGU)", justifica o documento.

No caso, o Exército é a única das três Forças Armadas que não conta com uma empresa pública para gerenciar projetos. A Emgepron auxilia a Marinha em projetos navais, como a construção de barco hospital; enquanto a NAVBrasil é vinculada a Aeronáutica, no trabalho de navegação aérea.

Esta nova estatal seguiria os modelos de atuação das atuais. A empresa, chamada Empresa Nacional de Desenvolvimento da Força Terrestre (ENDEFORTE), teria sua sede em Brasília e necessitaria da aprovação do Congresso Nacional após análise técnica de viabilidade.

"A implantação de uma empresa estratégica de defesa, não dependente e ligada diretamente ao Exército, abre a possibilidade de desenvolvimento de projetos alinhados ao Portfólio Estratégico aprovado pelo Comandante do Exército", completa.

O Ministério da Defesa vê essa iniciativa como crucial para "fortalecer o papel do Exército na defesa nacional".

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade