PUBLICIDADE

Namorado de neta de Sarney deve ser demitido do Senado

22 jul 2009 - 20h53
(atualizado às 21h45)
Compartilhar

O funcionário do Senado Henrique Dias Bernardes, namorado da neta dopresidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), deverá ser exonerado devido a sua nomeação ter sido feita por ato secreto, em uma avaliação preliminar da comissão criada para investigar as decisões que não receberam publicação. Se for comprovado que sua nomeação foi feita por meio de ato secreto, Henrique Dias Bernardes deve ser exonerado do Senado juntamente com os outros funcionários contratados por ato secreto.

No entanto, de acordo com assessores da Diretoria-Geral, a possível exoneração depende ainda de conclusão dos trabalhos que são feitos e da análise da cada caso. A Comissão do Senado criada para analisar os 663 atos secretos constatou que foram contratadas através desses atos 218 funcionários para o Senado.

O jornal O Estado de S. Paulo divulgou gravações nesta quarta-feira de conversas entre Maria Beatriz Sarney, neta de José Sarney, e o pai dela, Fernando Sarney. No áudio, Maria Beatriz intercede junto ao pai para que seu namorado ocupe uma vaga no Senado.

A contratação teria sido intermediada pelo então diretor-geral do Senado Agaciel Maia e foi feita por ato secreto. As gravações foram feitas pela Polícia Federal durante a Operação Boi Barrica, que indiciou Fernando Sarney no último dia 15.

O advogado de Fernando Sarney afirmou que as gravações são divulgações "mutiladas" da grandes conversas, "as quais não revelam a prática de qualquer ato ilícito".

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade