PUBLICIDADE

Mesmo com chuva, Cantareira segue em queda e registra 8,2%

5 dez 2014 - 11h42
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Lago quase seco atr&aacute;s da represa Nazar&eacute; Paulista, parte do Sistema Cantareira, que fornece a maior parte da &aacute;gua da grande S&atilde;o Paulo</p>
Lago quase seco atrás da represa Nazaré Paulista, parte do Sistema Cantareira, que fornece a maior parte da água da grande São Paulo
Foto: Roosevelt Cassio / Reuters

As chuvas que caíram sobre São Paulo não interromperam a sequência de quedas do Sistema Cantareira. Nesta sexta-feira, o nível dos reservatórios registrou 8,2%, uma redução de 0,1 ponto percentual em relação a quinta-feira, segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Na quinta, uma leve precipitação de 1,9 milímetro atingiu as cabeceiras do sistema. A pluviometria esperada para o mês é alta, 220,9 milímetros. No mês passado, a média histórica indicava precipitações acumuladas no patamar de 161,2 milímetros, mas as chuvas acumularam 135 milímetros.

Outros sistemas de abastecimento de São Paulo também sofreram perdas. O Alto Tietê baixou de 5,2% para 5,1% mesmo diante da precipitação de 9,1 milímetros que atingiu o reservatório.

Veja imagens de drone da retirada do volume morto do Cantareira:

Guarapiranga, localizada na zona sul da capital paulista, apresentou leve melhora. O sistema passou de 32,2% para 33,3%. A chuva que ajudou a elevar o sistema e atingiu a cidade de São Paulo acumulou 10,8 milímetros.

Nesta sexta, o tempo nublado e com chuvas isolados predominam na capital paulista. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a nebulosidade ocorre pela passagem de um sistema frontal, que se afasta rapidamente para o oceano. Chuvas mais consistentes estão previstas para o norte paulista e o sul de Minas Gerais, na área do Sistema Cantareira.

No final de semana, o tempo abre, as temperaturas sobem e a probabilidade de chuva diminui. O sábado terá sol entre nuvens e temperatura média de 18ºC. A umidade relativa do ar fica entre 45% e 85%.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade