Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos e Tarcísio por 5 no 2º turno, mostra Datafolha

6 dez 2025 - 18h59
Compartilhar
Exibir comentários

Candidato indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser candidato à Presidência do Brasil na eleição de 2026, seu filho mais velho Flávio ficaria 15 pontos atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno, apontou uma pesquisa Datafolha neste sábado.

No cenário contra Flávio, Lula marcaria 51% ante 36%, caso o segundo turno fosse hoje. Já em um cenário contra Tarcísio, 47% dos participantes da pesquisa votariam no presidente, e 42%, no governador de SP.

Outro nome da direita, o governador do Paraná Ratinho Jr. (PSD-PR) registraria 41% contra 47% do petista, mostrou a pesquisa.

Flávio anunciou na véspera a escolha de seu pai, que está preso após ser condenado por tentativa de golpe de Estado, além de estar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pesquisa do Datafolha, feita antes do anúncio do nome de Flávio, ouviu 2.002 eleitores, de terça a quinta-feira, em 113 municípios, com maiores de 16 anos. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou menos.

A escolha do filho mais velho de Jair Bolsonaro sacudiu os mercados no Brasil na sexta-feira, fazendo as taxas dos DIs dispararem mais de 50 pontos-base e o dólar subir perto de 3% ante o real, enquanto o Ibovespa despencava mais de 4%.

A informação foi mal recebida pelos investidores, que a veem como um entrave à candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o favorito do mercado.

Governadores de Estados do Sul e do Sudeste do Brasil afirmaram neste sábado que não pretendem, neste momento, mudar seus planos políticos para 2026, após a escolha do senador Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência do país, conforme declarações em encontro no Palácio Guanabara.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade