Inteligência artificial vai analisar perfil dos turistas em Porto Alegre
O objetivo principal é fornecer subsídios para a gestão pública na elaboração de políticas, planos e projetos para fortalecer o setor turístico
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) iniciou um projeto para analisar o perfil dos turistas e promover os atrativos turísticos de Porto Alegre. Utilizando inteligência artificial, a prefeitura vai coletar dados do turismo em tempo real ao longo de 12 meses.
O objetivo principal é fornecer subsídios para a gestão pública na elaboração de políticas, planos e projetos para fortalecer o setor turístico. A coleta de dados visa contribuir para a transformação da cidade em um destino turístico inteligente.
Para viabilizar o projeto, foram instaladas dez placas de informação turística em pontos estratégicos da cidade, como praças, parques e locais de grande circulação. Essas placas contêm um QRCode que direciona para o aplicativo Smart Tour, onde os visitantes podem acessar informações sobre os pontos turísticos, em três idiomas diferentes, e compartilhar suas experiências por meio de um questionário.
Júlia Evangelista Tavares, titular da SMDET, ressalta a importância da tecnologia como uma solução inovadora para monitorar e impulsionar a transformação de Porto Alegre em um Destino Turístico Inteligente (DTI). Ela destaca que a secretaria está atenta às novas ferramentas digitais que estão revolucionando a oferta e o consumo de serviços turísticos.
Os dados coletados serão analisados trimestralmente pela Smart Tour ao longo de um ano, proporcionando à SMDET acesso ao fluxo turístico em tempo real, além de informações sobre o perfil e o comportamento dos visitantes. Esses dados serão fundamentais para avaliar a qualidade dos serviços turísticos oferecidos pela cidade e orientar futuras melhorias.
Luiz Armando de Oliveira, diretor de Turismo da SMDET, enfatiza que o programa Smart Tour permitirá a elaboração de um perfil detalhado do turista que visita Porto Alegre, auxiliando na tomada de decisões para aprimorar a experiência dos visitantes na cidade.