PUBLICIDADE

Homem mata quatro e se suicida na Catedral de Campinas

11 dez 2018 - 15h56
(atualizado às 20h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Atirador abre fogo contra fiéis que acompanhavam missa da tarde na catedral da cidade paulista. Além dos mortos, há quatro feridos.Um homem abriu fogo dentro da Catedral Metropolitana de Campinas, matou quatro pessoas e depois se suicidou no início da tarde desta terça-feira (11/12). Um delegado afirmou que todos os mortos são homens.

Bombeiros na entrada da Catedral Metropolitana de Campinas logo após o ataque
Bombeiros na entrada da Catedral Metropolitana de Campinas logo após o ataque
Foto: DW / Deutsche Welle

Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais da cidade paulista, disseram autoridades locais. Segundo o site G1, os feridos são duas mulheres, de 68 e 65 anos, e dois homens, de 84 e 64 anos. O homem de 84 anos está em estado grave e passará por cirurgia.

O delegado Hamilton Caviola disse que o atirador entrou armado na igreja e sentou num banco. Depois de um certo tempo, ele se levantou e começou a atirar contra os fiéis. Depois, recarregou a arma e foi para um outro local da igreja, quando voltou a disparar. Autoridades disseram que os disparos começaram logo ao fim da missa.

Segundo as autoridades, o atirador se matou diante do altar. Segundo Caviola, um policial alvejara o atirador antes de este cometer suicídio.

Testemunhas disseram ter ouvido de 20 a 30 tiros e que fiéis correram para fora da igreja depois que começaram os disparos.

Autoridades disseram que o atirador portava uma pistola automática e um revólver calibre 38, mas usou apenas a pistola. Segundo Caviola, foram ao menos 20 tiros.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Em 2017, o país registrou 63,880 mil assassinatos, segundo o Fórum de Segurança Pública, 70% deles cometidos com armas de fogo.

O debate sobre a facilitação da posse de armas ganhou força durante a recente campanha eleitoral, na qual o presidente eleito Jair Bolsonaro, então candidato, defendeu ampliar o acesso a armas para os cidadãos, com o argumento de facilitar a autodefesa.

Bolsonaro prometeu revogar o Estatuto do Desarmamento, aprovado em dezembro de 2003 e que limitou o posse de armas e tirou milhares delas das ruas. Pesquisas mostram que mais da metade dos brasileiros é a favor da proibição das armas de fogo.

AS/efe/dpa/ap

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade