Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil

Publicidade

Governo se diz indignado com proposta de tarifas dos EUA e "se reserva o direito" de responder

2 jun 2026 - 13h35
Compartilhar
Exibir comentários

‌O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou indignação nesta terça-feira com a decisão do governo dos Estados Unidos ⁠de propor a imposição de ‌tarifas de 25% sobre várias exportações brasileiras e disse que ‌se reserva o ‌direito de responder de ⁠acordo com a Lei de Reciprocidade aprovada pelo Congresso.

"É lastimável que todo o trabalho de diálogo e articulação que o Governo ‌brasileiro tem feito, inclusive com ‌envolvimento pessoal ⁠dos ⁠Presidentes Lula e Trump, seja sabotado por ⁠interesses ‌meramente eleitorais e ‌familiares", disse o Palácio do Planalto em nota.

"Não havia e não há justificativa para essas ⁠medidas unilaterais contra o nosso país ou contra patrimônios brasileiros como o PIX, mencionado explicitamente nas ‌recomendações preliminares."

A nota diz ainda que o governo "reafirma a expectativa de ⁠que as recomendações não se convertam em tarifas efetivas, mas reitera que adotará toda e qualquer medida capaz de reduzir os danos que venham a ser causados à economia, aos empregos e à renda dos brasileiros".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra